Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Pappardelle feito a mão, aberto com o rolo e cortado com a faca.


Eu andava ha dias com uma vontade tremenda de comer uma massinha fresca, feita em casa e por mim, que nesse final de semana resolvi fazer. Acho que era estado de pura abstinência (quem conhece sabe os porquês {??}). A vontade era tanta, que nem pensei em tirar minha máquina do armário, montar cilindro e tal... foi na mão mesmo, aberta com o rolo e cortada na faca, de um modo bem rustico e artesanal. O corte foi o pappardelle. Meu preferido!

Para acompanhar fiz um molho de tomates, super simples e mega delicioso também. oh!   e claro, enquanto preparava tudo, rolou uma tacinha de vinho para o clima ficar 100%, "delicius ever". (Receita do molho postarei em breve).


Apesar de já existir uma receita aqui de massa caseira, hoje preparei outra bem parecida, com as mesmas medidas, usei de diferente apenas a farinha de semolina de trigo. Mas caso você queira fazer em casa e não tenha a mesma farinha, não se exite por isso. Faça com a de trigo normal. É só seguir direitinho as medidas que vai dar certo e ficar tão bom quanto a essa. Acredite! Para conferir outra postagem também de massa fresca, clique AQUI


Receita:

  • 3 ovos (eu usei quatro porque eles eram muito pequenos)
  • 150 gramas de farinha de trigo tipo 1
  • 150 gramas de semolina de trigo duro ( ou a mesma medida da de trigo )
  • sal
  • um fio de azeite
  • Mais farinha para jogar na bancada e abrir
Preparo:

  1. Coloque as farinhas na bancada e faça um buraco no meio. Coloque os ovos, o sal e o azeite e vá mexendo com as pontas dos dedos e em círculos de dentro para fora até todos os ingredientes estarem encorpados e formar uma bola.
  2. Continue mexendo, como se estivesse sovando a massa de um pão, até obter uma massa uniforme e lisa que não gruda nas mãos (caso haja necessidade coloque mais farinha ou mais azeite). Feito isso, enrole em um filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. 
  3. Nesse tempo, faça o molho do seu gosto, mas eu sugiro que seja algo simples e caseiro para que você não perca o sabor da massa que preparou com  as próprias mãos.
  4. Depois da massa descansada, enfarinhe a bancada, tire o plastico da massa e corte um pedaço da mesma. Enfarinhe também  o rolo, e abra a massa, lembrando sempre de vez ou outra, levanta-la da bancada e mudar a posição. Ex: Você abriu no sentido vertical, como está a foto  abaixo, depois levante a massa da bancada, jogue mais farinha e coloque-a na horizontal para continuar processo. faça isso repetidas vezes até a massa ficar numa espessura de 2 mm. Esse corte pra mim, quanto mais fino, melhor.
  5. Enrole como se fosse um rocambole ate a metade da massa aberta, depois faça o mesmo do outro lado. Depois da massa enrolada é hora de cortar. Faça o corte de acordo com o seu gosto, mas caso queira uma igual a minha, meça mais ou menos um dedo e meio para cada corte.
  6.  Depois da massa já cortada, cozinhe em água fervente, lembrando que é um litro de água para cada 100 gramas de massa. E cada cem gramas de massa é o equivalente o que uma pessoa vai consumir, sendo que depois de cozida ela dobra o volume. Com essa quantidade que preparei, aqui em casa deu para quatro pessoas comerem super bem e ainda sobrou um pouquinho.
  7. Sirva com um molho fresco, delicioso também feito por você e volta aqui depois pra me contar como foi. Beijo e boa semana!





Um comentário:

  1. Gosto muito de massa fresca mas nunca me atrevi a fazer.
    Achei simples um dia meto a mão na massa, ficou uma delicia
    Boa semana

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...