Páginas

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Doce de banana com fava de baunilha


Doces caseiros pra mim são os melhores. Apesar de eu não amar, de vez em quando bate uma vontadezinha de um, e eu não abro mão de fazer se eu tiver os ingredientes em casa.

Esse doce quem faz muito bem é o meu pai. Lembro perfeitamente, que o dele ficava com uma calda bem linda, e as rodelas de banana ainda firmes. Ele estava aqui quando eu inventei de fazer esse doce, mas como eu sempre tive vontade de preparar quis eu mesma fazer dessa vez... Acrescentei uma frescurinha e ouvi ele reclamar aos montes, dizendo que esse doce estava ficando caro demais. Mas eu não me importei, fiz como eu queria e ele adorou! 


A receita é bem simples, e se não tiver em casa a fava de baunilha, não precisa sair feito louca atras pra comprar não. O doce é tão gostoso que nem precisa, coloquei aqui porque eu tinha em casa, e segundo o meu pai, eu gosto de inventar. heheheheee...

Eu usei o que sobrou de bananas do bolo invertido, como eu sou exagerada, comprei muito além do que era necessário para a receita.


Receita:

Ingredientes:


  • 600 g de banana nanica ou banana dágua (por volta de oito bananas
  • 300 g de açúcar (usei cristal, mas acredito que dê para usar qualquer um)
  • 1 xícara (chá) de água quente
  • 1 fava de baunilha

Preparo:


  1. Descasque as bananas e corte em rodelas. Reserve!
  2. Coloque o açúcar em uma panela de fundo largo, leve ao fogo, acrescente as bananas e as sementes da fava de baunilha (jogue a fava também, para intensificar mais o sabor). Não mexa em momento algum para não cristalizar.´Quando você perceber que o açúcar está começando a criar uma cor de caramelo nas laterais, vá mexendo panela e fazendo movimentos circulares, quando o açúcar já estiver todo dourado, acrescente a água fervente mexa cuidadosamente para as bananas não desmancharem e deixe ferver por mais uns dez minutos, ou até que a banana esteja levemente cozida e calda com uma cor dourada como a dá foto.
  3.  Para  tirar as sementes da fava da baunilha, faça um corte no sentido do cumprimento e em seguida raspe com uma colher no mesmo sentido.
  4. Sirva gelado! Eu gosto de um pouco de creme de leite junto, para dar uma suavizada no doce. 
Espero que gostem!




Um comentário:

  1. Bom dia! O aroma da baunilha deixa tudo mais gostoso, adorei a receita!
    Beijos, e uma ótima semana em sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...