Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Batatas au gratin







Todo mundo tem mania de exagerar no mercado quando está comprando batatas, ou isso é só eu?? Aqui em casa só tem batata. Juro!

Domingo pela manhã, fui dá uma "bizóiada" na geladeira para ver o que ainda me restava de recursos para um almoço. Eis que eu encontro batatas, batatas e mais batatas, mais um pedaço de queijo e, "PLIM!"... me surge à saudosa ideia de fazê-las gratinadas (sim, estou zero!!! E se eu abrir ela agora nesse momento, provavelmente, se rolar uma música ao fundo, soará um eco bem longo, e eu vou ter a sensação de estar na concha acústica de Bsb. rs...). 

A quantidade de batatas era tão boa, que inclusive, as que sobraram, vou fazer um purê no capricho para o almoço.


Aqui, acaba tudo, mas queijo, "batata" e vinho, já viram que não né?! heheheheee...


Receita: IESB/Cozinha básica

Ingredientes:


  • 1 kg de batatas
  • 200 gr de queijo gruyere (só tinha parmesão em casa, então, foi o que eu usei)
  • 400 gr de creme de leite fresco (usei de caixinha, mas usei de marca boa)
  • sal á gosto
  • pimenta do reino em pó, á gosto
  • 4 dentes de alho
  • 1 ramo de tomilho
  • noz-moscada



Preparo:



  1. Unte um refratário com manteiga e reserve!! Faça uma infusão dos temperos no leite, sal, pimenta, alho esmagado, tomilho e a noz-moscada. Deixe ferver e apague o fogo em seguida e retire o alho e o ramo de tomilho e descarte.
  2. Corte as batatas em um mandoline (se não tiver, use uma faca bem afiada, e corte o mais fino que conseguir), deixe em lâminas de 1 a 2 mm
  3. No refratário untado, coloque em camadas, batatas, molho e queijo, alternando sempre e finalizando com o molho. 
  4. Cubra com papel laminado e leve ao forno por 40 minutos, retire o papel e volte para forno por mais 10 minutos para gratinar. Sirva com uma carne assada e salada! 
Bjuuu e até breve!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...