Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Risotto de fungui



Ano passado, não me lembro exatamente o mês, eu fui com uma amiga conhecer um Empório Gourmet em Ponta Negra, que tinha acabado de inaugurar. Entrar ali pra mim foi igual ou bem semelhante uma criança em loja de brinquedos. Fiquei deslumbrada, maravilhada e qualquer outro adjetivo que se enquadre no meu comportamento de plena alegria daquele momento. Não que eu nunca tivesse entrado em um antes, muito pelo contrário, é que eu sou de Brasília e no inicio do ano passado quando me mudei aqui para Natal, uma das poucas coisas que me deixavam triste era o fato de não ter um lugar assim para passear, me distrair e me fartar no que eu puder... Sim! Eu sou dessas, que prefere um empório, um armazém, até um simples mercado do que passear no shopping e comprar sapatos. Não que eu não goste deles, mas um queijo e um vinho me deixam tão feliz quanto, e às vezes até prefiro mais.

Nesse dia eu me fiz, comprei tudo que eu podia, precisava ou não! Dentre essas coisas eu comprei um pacotão de fungui seco, paguei uma bagatela por ele, mas no meu conceito, foi um ótimo investimento. De lá pra cá, eu só resolvi usa-lo agora, fiz esse risotto delirantemente lindo e gostoso e sem mistério nenhum.

Receita do risotto de fungui:

  • 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
  • 1/2 cebola picada em cubos pequenininhos
  • Azeite ou manteiga (como você preferir) para suar a cebola
  • 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco (esse foi o que eu usei, mas deixa o sabor bem forte, como o fungui também é bem marcante, você pode usar ai, o branco seco)
  • 3 xícaras (chá) de caldo de legumes ou frango bem quente 
  • 2 punhados de fungui seco ( eu enfiei a mão no saco e tirei uma quantidade generosa)
  • água quente para hidratar o fungui 
  • Queijo parmesão ralado na hora. (Coloque por volta de 80 á 100g, ou o tanto que quiser, eu amo queijo parmesão e capricho bastante)
  • 2 colheres (sopa) manteiga
  • Sal (somente se necessário)
  • Pimenta moída na hora á gosto
  • Amêndoas laminadas para finalizar 

Preparo:

  1. Coloque o fungui na água quente para hidratar e reserve!! 
  2. Coloque o caldo de legumes para ferver
  3. Em outra panela, coloque o azeite, a cebola e deixe suar, em seguida adicione o arroz arbóreo e mexa por mais ou menos três minutos, ou até que eles estejam translúcidos (opaco no meio e transparente nas bordas)
  4. Coloque o vinho e continue mexendo até que o álcool evapore, acrescente o fungui, (com a água e tudo, á água vai ajudar a intensificar o sabor, mas se não quiser pode  descartar) e continue mexendo
  5. Vá colocando o caldo aos poucos, conforme ela for reduzindo, mas cuidado, se você colocou a água em que estava o fungui, fique de olho na quantidade de caldo que vai colocar na panela, para o risotto não passar do ponto e cozinhar demais. (Risotto tem que ficar all dente,  cremoso e espalhar no prato ).
  6. Desligue o fogo com ainda 20 % do caldo, acrescente a manteiga o queijo parmesão, acerte o sal se  e a pimenta somente se for necessário. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam envolvidos, tampe a panela e deixe descansar por um minuto. Sirva imediatamente e coloque por cima do risotto um pouquinho de amêndoas laminadas em cada prato. 





3 comentários:

  1. Ainda não provei funghi, mas por coinscidencia preparei um risoto de cogumelos frescos ontem. Muito gostoso. Adoraria provar o seu tb ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro. É dos meus risottos preferidos e este teu, está mesmo cremoso e convidativo!!
    Beijinhos grandes e continuação de bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro risotto, e este teu está mesmo fabuloso!! Que cor apetitosa :)
    beijinhos

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...