Começar um post me desculpando já até perdeu a graça né?! Fico bastante tempo longe, deixo minha página aqui paradinha, e todo mundo acha que ela está abandonada. Mas nada disso, isso aqui continua firme e forte, apenas um pouco mais lento, mas sempre firme e, sempre forte.
Graças a uma amiga linda e loira, do zóio bem azul, bem lindo, que eu venho hoje compartilhar uma receitinha. Essa minha amiga, se chama Gisele, e por graça do divino ela está esperando um bebê. Dia desses, a Gí, teve desejo de comer doce de abóbora e me intimou a fazer esse bendito doce pra ela. Falo bendito, por que eu não sabia nem pra que lado ia na hora de fazer esse doce, mas meu instinto falou mais alto e eu obedeci. Fui me baseando na doce lembrança de quando eu era criança, e me lembrei dos doces que eu via minha mãe e minha avó fazendo juntas, aquelas sem receitas exatas, sem medidas, mas sempre feitas com muito amor.
Cozinhar para pessoas que a gente gosta, não precisa de receita, basta ter todos os ingredientes e acrescentar um toque de amor... Assim foi esse doce, sem regra, sem medidas, mas com muito carinho e amor.
Para fazer o doce; a Gi me trouxe apenas uma abóbora que aqui no Nordeste é conhecida como gerimum de leite e ou cabocla, e 1 coco seco, os outros ingredientes foram presentes da minha humilde cozinha.
Ingredientes; (Perdoem a falta de medida, mas quase sempre as vezes me dá a louca e eu faço tudo na base do olhomêtro, da confiança, do instinto, do improviso... ou como você preferir )
- 1 abobora grande descascada e cortada em cubos
- 1 coco (natural) seco ralado sem aquela casca marrom
- Açúcar (eu devo ter usado + ou - de 1/2 kg á 800g)
- 1 pau de canela
- 6 cravos da índia
- 1 anis estrelado
Como fazer;
- Coloque na panela a abóbora cortada em cubos o açúcar, e as especiarias (essas eu coloquei dentro de uma gaze e amarrei com um barbante, pra facilitar na hora de retirar. Fiz isso mais pelos cravinhos, que
eu não gostonem todo mundo gosta). Reserve o coco para o final da receita!!! Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que a abóbora tenha se desmanchado quase que por completo. Feito isso, acrescente o coco e deixe por mais alguns minutos. Está pronto! Agora espere esfriar, transfira para um pote de vidro e seja feliz se deliciando com ele, ou presenteie alguém.
Bjuuu e até breve!!!
Abençoada amiga que teve esse desejo, pois assim presenteias-nos com este doce sublime!!
ResponderExcluirBeijinhos grandes e bom fim de semana,
Lia.
Adoro doce de abobora mas nunca combinei com coco
ResponderExcluir.O seu ficou com uma linda cor e um aspecto delicioso
bj
olá Ana tudo bem,doce de abobora e tudo de bom bjs Rosinha
ResponderExcluir