Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Risotto de camarão ao suco de laranja


Essa é uma das postagens que infelizmente eu perdi fazendo algumas atualizações aqui no blog. Como ainda existiam as fotos, nada mais justo do que postar de novo.

Segundo o Dr° meu marido, essa receita de risotto de camarão com laranja, é sem dúvida, a melhor que ele ele já comeu em todos os tempos. E é mesmo viu gente!!! Super recomendo vocês experimentarem.


Receita para duas pessoas bem servida, ou três moderada.

Ingredientes:


  • Azeite
  • 1/2 cebola grande picada finamente
  • 1 1/2 xícara (chá) de arroz para risotto *( Pode ser, Italiano, Canaroli, Arbóreo)
  • Suco de três laranjas (coado)
  • Raspas de laranja (para salpicar no final da receita)
  • 3 xícaras (chá) de caldo de camarão (Receita aqui)
  • 12 camarões grandes e limpos ( Como os camarões eram bem grandes, eu cortei ao meio para que eles rendessem mais. *Use a casca e a cabeça para fazer o caldo).
  • Pimenta moída na hora
  • Queijo parmesão á gosto ( DICA: Use sempre o queijo parmesão em pedaço e rale na hora de usar. Ele faz toda diferença em qualquer receita)
  • 50 g de Manteiga gelada  (tire a manteiga da geladeira somente na hora de usar. De preferência, corte em cubos e coloque-a no congelador).




Preparo:


  1. Em uma panela coloque o azeite espere esquentar e em seguida coloque a cebola, deixe suar  (ficar translúcida). 
  2. Coloque o arroz e mexa até ele ficar meio transparente nas bordas e meio translúcido, assim como a cebola. Isso leva uns três a quatro minutos. Tempere com pimenta moída na hora.
  3. Sem parar de mexer, acrescente o suco de laranja ( não esqueça de coar, para que não vá nem uma semente no seu risotto)
  4. Mexa até evaporar dois terços do suco e em seguida acrescente aos poucos o caldo de camarão, mexendo sempre. Em quanto isso, se você for uma pessoa habilidosa ( é importante que não pare de mexer o risotto) com as panelas, coloque uma frigideira para aquecer com o azeite e doure os camarões. Dois minutinhos de cada lado basta para que ele não fique borrachudo, afinal, daqui ele ainda vai para a panela com risotto que esta muito quente. Se não, doure os camarões antes de preparar o risotto.
  5. Quando o liquido tiver baixado também para dois terços, desligue o fogo Acrescente o camarão, o queijo parmesão e a manteiga. Mexa até todos os ingredientes estarem envolvidos. Tampe a panela e deixe descansar por dois minutinhos.
  6. Sirva imediatamente, e na hora de levar a mesa, salpique as raspas de laranja.

Bom apetite!

Bjuuu e até breve!

6 comentários:

  1. Adoro risotto e esta receita parece-me deliciosa

    ResponderExcluir
  2. Está absolutamente divino, lindo, cremoso e tão apetitoso este teu risotto. ADORO!!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  3. oi Ana se vc.quer se desapegar do risoto não tem problema pode fazer e mandar para minha casa eu aceito rsrsr bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga estou voltando aos poucos depois do nascimento de meu filho, super delicia seu risoto!
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Risoto é realmente aquela comidinha confortante, né? E o melhor (ou pior, para o vício) é que é super prático de fazer. Se não tiver quase nada em casa ainda dá de colocar só um temperinho, como açafrão, e ainda fazer um super risoto. Esse risoto de camarão com laranja... O que é isso? Gente, que delícia. Nunca tinha comido e nem pensado em fazer risoto com laranja. Com limão já vi vários, mas não sou muito fã, mas laranja já acho que ia me agradar, ainda mais com camarão. Ótima combinação. Beijo.

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...