Páginas

domingo, 12 de maio de 2013

Doce de leite condensado na panela de pressão

Um episódio que me deixou traumatizada! Quando eu era criança, por volta de 5 a 6 anos de idade, meus irmãos gostavam muito de fazer esse doce. Eu sempre ouvia a minha mãe, e eles também dizendo que aquela lata não podia ser aberta antes de esfriar, pois bem, teve um dia que logo que o doce ficou pronto meu irmão tirou da panela e deixou em cima da pia para que esfriasse, e eu ansiosa pra comer esse bem dito doce , aproveitei que não tinha ninguém por perto e fui abrir a lata... Gente, na mesma hora, saiu um jato de doce muuuuuito quente e queimou todo o lado direito do meu rosto. Foi um susto!! Meu pai saiu correndo que nem um louco comigo no colo, pra me levar no hospital. 

Graças a Deus, não tive uma queimadura grave, meu rosto ficou apenas vermelho e ardendo muito. Apenas isso! Mas o susto foi tão grande que desde então eu nunca mais tinha nem pensado em comer esse doce.


Daí, dia desses, estva passeando pelo site do Melhor gourmet ((Site de um professor que eu tive em Brasília, junto com mais dois amigos)), encontrei esse doce e pensei comigo...porque não fazer? Fiz, mas não por mim, porque doces  não me atraem muito, fiz mesmo por conta do marido, que é uma formiguinha e todos os dias depois do almoço tem que comer uma sobremesa, nem que seja um docinho de colher. Mas dessa vez, eu respeitei todo o tempo de cocção do doce.

Então, hoje temos aqui, um doce de leite sem surpresas e sem sustos!!!

Quem quiser conhecer um pouco sobre o trabalho do Melhor gourmet é só clicar aqui

Bom final de semana, e até breve!!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • raspas de limão (((eu usei limão siciliano, ingrediente da vez aqui em casa. Já que eu comprei muito, tem que usar né?))) *** O limão é só um toque tá gente?? Bem pouquinho, se for limão taithi então, modere ainda mais na dose*.
  • 1 colher (café) de essência de baunilha ( eu usei extrato)
  • 1 colher (café) de licor " Amareto" ou conhaque ( usei conhaque)
Modo de preparo:

  1. Coloque o leite condensado na panela de pressão, com água o suficiente para cobrir a lata, espere ferver, tampe a panela e cozinhe por exatos 35 minutos (contados a partir da pressão). 
  2. Desligue o fogo e espere que a pressão saia toda sozinha (sem colocar em baixo da torneira ou coisa parecida) após sair toda a pressão, deixe esfriar por 2  horas
  3. Abra a panela, e misture todos os ingredientes e sirva gelado.






4 comentários:

  1. Ficou com uma cor linda e deve ser uma delicia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula,
    Também não sou muito simpatizantes dos doces com muito açúcar, mas a cor desse doce de leite ficou linda e saborear um pouquinho é agradável, principalmente associado às raspas de limão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Eu amo!
    Fiz semana passada e comi com queijo de Minas, delícia!!!rsrs
    Gostei da ideia das raspinhas de limão, vou testar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Hummm, que delicia, adorei...
    beijinhos

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...