Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Caldo de camarão (preparo para molhos, risottos...)

Fim de semana, Junior, fez uns camarões ao alho e óleo que ficaram pra lá de bons (não, não tem fotinha e nem postagem sobre eles), a casca e a cabeça iam para o lixo como ele faz de costume, mas eu que não sou nada boba, corri antes que isso acontecesse. "No mínimo você deve estar perguntando por que eu fiz isso". Ora pois, todo mundo aqui sabe, ou pelo menos a maioria desse "todo mundo" que com as cascas as cabeças e um pouquinho de boa vontade a gente pode fazer a base de um monte de pratos (Risotos, sopas, Bobó, arroz, massa para salgados e por aí vai...) Na verdade, é isso aqui o que dá sabor aos pratos que levam camarão, e não o próprio.
O camarão, apesar de ser o papel principal ele acaba sendo coadjuvante do próprio prato. rs... Entendeu? 


Daqui eu tenho certeza que logo logo, algo bem gostoso vai surgir. Não posso demorar muito porque o tempo de vida útil de um caldo de peixe ou camarão é bem curto mesmo sendo isso no congelador.

Bom, vamos então ao preparo do caldo;

Junior, tinha em mãos um quiilo de camarão cinza tamanho "G", que depois de descascados, ele caiu para setecentas gramas. Isso mesmo, tivemos uma perda de trezentas gramas, mas se você pensar por outro lado, perda, você só vai ter se não souber como aproveitar o que vai te sobrar de cascas que no caso ia para o lixo.


Ingredientes:


  • Azeite
  • 1 cebola cortada grosseiramente
  • 2 dentes de alho esmagados 
  • cascas e cabeças de camarão cinza (eles eram bem grandes)
  • 100 ml de vinho branco seco
  • 2 L de água
  • 1 Buque garni (Talo de alho poró  somente aquela parte verde, que na maioria das vezes a gente descarta,    uma folha de louro, aipo somente folhas e salsinha )
  • Coentro 
  • Pimenta do reino moída na hora
  • 1/2 cenoura descascada e inteira
  • talos de aipo
  • cebolinha
  • sal 


Modo de preparo:


  1. Aqueça o azeite e coloque a cebola, deixe suar!! Em seguida, acrescente o alho as cascas e as cabeças do camarão. Não mexa! Deixe refogar sozinho por uns instantes até que ele esteja quase todo rosa. Em seguida, coloque o vinho e deixe evaporar. Na mesma sequencia adicione a água e os demais ingredientes. Deixe ferver por 30 minutos (durante esse tempo, repare que vai acumulando na superfície uma espuma, (((é nela que ficam as impurezas de todos os ingredientes juntos))) não deixe que ela acumule, vá tirando conforme ela for se formando com a ajuda  de uma colher ou escumadeira). Depois de pronto espere esfriar, coe. Use em seguida ou congele.
Sugestão para o uso desse caldo: Risottos, massas, molhos e o que mais a sua criatividade permitir.

4 comentários:

  1. Oi Ana Paula!
    Que delícia de receita... fiquei com água na boca! Eu amo camarão!
    Beijos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Ana Paula,
    Faço de forma igual, também aproveito as cascas e cabeças do camarão, ótima dica.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Oi! Excelente forma de aproveitar as cascas do camarão!
    BJs

    ResponderExcluir
  4. eu adoro este caldinho é maginifico até congelo ele e fica perfeito ..çparabens bjão

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...