Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sopa de músculo,legumes, macarrão, feijão e todo conforto que a gente procura em um prato.



Aqui não é de se fazer muito frio, mas chove bastante no inverno, e aquela vontade de aquecer o corpo com uma comidinha caseira, bem confortante e quente a gente sempre tem. Pelo menos eu tenho! As minhas vontades são sempre encorpadas e bem quentes. Gosto de fazer sopas, cremes, risottos... e tudo que o inverno me permitir. Nem ligo pra balança, apesar de saber que deveria. Mas não ligo.

Choveu bastante á alguns dias atrás. O clima ficou gostoso, mais confortável e junto me veio uma vontade nostálgica de sopa de carne com feijão, macarrão, e todos os legumes que pudesse colocar dentro, igualzinha a que eu comia na casa da minha mãe quando eu era criança (eu estava com essa vontade desde o dia anterior). Os meus pais estavam aqui, e apesar de eu estar com vontade de tomar a sopa que a minha mãe fazia, dessa vez ela foi feita por mim,

Abrimos uma garrafa de vinho para tomar enquanto eu preparava, e comemoramos o inverno, com uma sopa deliciosamente perfeita!


Ingredientes:


  • Um fio de óleo
  • 400 g de músculo cortado em cubos o menor possível
  • 1 cenoura cortada em cubos pequenos
  • 1 batata doce (média) cortada em cubos pequenos
  • 1 batata inglesa cortada em cubos pequenos
  • 1 chuchu cortado em cubos pequenos
  • 3 fatias de abóbora japonesa cortada descascadas e cortada em cubos
  • 1 tomate picado
  • 1 cebola picada
  • Alho a gosto (eu usei bastante porque gosto, e comida caseira tem que ter alho)
  • 1 talo de aipo (salsão)
  • Alho poró
  • Água, o quanto baste
  • 1 pimenta dedo de moça picada, sem as sementes
  • Pimenta do reino à gosto 
  • 1 xícara (chá) de feijão cozido, batido no liquidificador e peneirado ( eu sempre tenho pronto no congelador)
  • Cominho moído à gosto
  • Salsa
  • Coentro 
  • cebolinha
  • sal
  • 1 xícara (chá) de macarrão grano duro, de boa qualidade
Preparo:
  1. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e coloque a carne. Deixe fritar até que ela esteja toda douradinha, sem nem um sinal de liquido no fundo da panela. Nesse momento, coloque a pimenta do reino, um pouco do sal e misture bem.
  2. Acrescente a cebola e alho e a pimenta dedo de moça e refogue junto com a carne por um a dois minutos.
  3. Coloque todos os legumes, uma parte da salsa, coentro e cebolinha e reserve o restante para o final.
  4. Cubra com água e espere ferver. Tampe a panela e deixe por 20 minutos a partir da pressão.
  5. Após os 20 minutos de cozimento tire a pressão da panela (leve a panela para a pia e de baixo da torneira com ela aberta, e caindo água sobre a válvula, deixe sair a pressão. É rápido! Mas rápido do que deixar que a pressão saia sozinha e melhor do que levantar a válvula e fazer aquela sujeira na sua cozinha. Eu prefiro assim!).
  6. Acrescente o feijão batido e deixe ferve novamente para o caldo engrossar um pouquinho. Coloque o macarrão e finalize com a salsa, coentro, cebolinha e o cominho. Acerte o sal e deixe o macarrão cozinhar por mais dez minutos.  
Sirva fumegante, com torradas! Bom apetite!



Um comentário:

  1. Sopa é a comida mais aconchegante do mundo! Aquece e alimenta. Venha ver nossas receitas de sopa clicando aqui.

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...