Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

rosbife de lagarto


Eu adoro fazer os meus quitutes. Foi assim desde sempre, e quando eu me casei, que tive a minha casa, a minha própria cozinha, eu passei a gostar mais e a me dedicar mais. A minha história na cozinha já falei aqui outras vezes que vem de berço, sou filha de cozinheiros de mão cheia e do mesmo jeito que aprendi a andar, falar e brincar aprendi também a cozinhar naturalmente com eles.  

Esse roastbeef faz parte da minha memória de infância, achava lindo e chique ouvir a minha mãe dizer que tinha feito um.


Hoje ele faz parte também do meu presente. Gosto fazer e ter na geladeira para a fome de um sanduíche rápido, para compor uma simples tábua de frios e acompanhar o vinho enquanto bato um papo com os amigos. Aliás, acho que receber os amigos em casa é um dos pontos fortes meu  e do marido, que adoramos um "esqueminha" mais caseiro e reservado.

Bom, chega de lero-lero, e vamos ao que interessa. Fazer o roastbeef, ou rosbef, tanto faz, não é nem um bicho de sete cabeças, mas para que ele fique gostoso, é preciso paciência. Primeiro você vai temperar e deixar marinando na geladeira de um dia para o outro, se não quiser deixar tanto tempo, faça pelo menos com uma hora de antecedência, e depois seguir os passos que são simples.



Recita:

  • 1 peça de lagarto de mais ou menos 1 1/2 kg.
  • tomilho
  • Pimenta do reino
  • mostarda escura (opcional, no meu eu não usei, porque não tinha, mas prefiro com.)
  • Sal
  • Azeite 
  • Manteiga para dourar

Preparo:

  1. Tempere a carne, passando os temperos por todos os lados, espalhando bem, mas deixando o sal somente para a hora de dourar a carne, para que a carne não desidrate. Coloque dentro de um saco plástico e deixe na geladeira de um dia para ou outro. Dica: tempere a noite, e prepare pela manhã, para consumir no mesmo dia a noite. 
  2. Tire da geladeira 30 minutos antes do preparo, mas já ligue o forno a 220°C para ir aquecendo.
  3. Se você não tiver uma frigideira larga, faça como eu fiz, coloque o tabuleiro que você vai usar para levar a carne ao forno, sobre a chama do fogão, coloque um pouco de azeite e um pouco de manteiga e doure todos os lados, assim como a foto a baixo.
  4. Feito isso, com cuidado para você não se queimar, leve o tabuleiro ao forno que já vai estar bem quente, por aproximadamente 30 minutos. Isso vai depender do ponto em que você gosta da carne, aqui, eu deixei passar um pouco mais de tempo por esquecimento, prefiro que ela fique um pouco menos passada. 
  5. Depois que tirar do forno, espere esfriar por completo (isso se você não quiser comer ele quente). Com uma faca bem amolada faça fatias o mais finas possível que você conseguir.
Eu geralmente deixo descansando  na geladeira, por horas e fatio só depois.





Depois de pronto, eu coloco em um refratário de vidro e vou intercalando as fatias de rostbeef, com azeite, alho, pimentinha, e vou consumindo aos poucos, no pão, na salada e as vezes até puro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...