Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pão integral de canela e uvas passas


Se você me ouviu falar mal da minha máquina de pão hà algumas postagens passadas, esqueça!!! Estou em uma fase de "love forever" por ela. Tenho usado muito, muito mesmo, inclusive, a máquina de pão é um dos itens mais usados na minha cozinha ultimamente. Só não faço assar o pão nela, porque de fato eu não gosto, mas prepara a massa que é uma belezura. Já fiz até massa fresca para macarrão, e não é que ficou boa?! Adorei!!!! Agora ela é minha nova aliada.

Esse pão, foi uma adaptação de um outro pão integral simples, que eu fui fazendo alguns ajustes e acrescentando outros ingredientes. Se você também gosta de fazer pão, recomendo esse, e dou uma dica, para que ele fique com uma aparência mais bonitinha e menos opaca. Faça uma calda de brilho com uma xícara (chá) de água, 1/2 xícara (chá) de açúcar, três cravinhos da índia e um pau de canela. Leve ao fogo, e deixe ferver até virar uma calda rala. Espere esfriar para passar no pão, antes de sair do forno e depois de pronto também. Use um pincel!! Eu tenho uma brocha, daquelas de pintar parede, só que pequena.


Receita pão integral de uvas passas e canela

Ingredientes:


  • 1 copo de água de 300 ml (use um copo de requeijão para medir)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1  1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 1/2 colher (chá) de canela
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo branca
  • 2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco para pães.
  • 1 xícara (chá) uvas passas sem sementes



 Preparo: 


  1. Se você tem a máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem acima, deixando as uvas passas para depois dos ingredientes misturados, e ligue na função massa. Espere acabar o ciclo que dura em média uma hora e meia, variando de acordo com a marca da máquina. 
  2. Depois do sinal sonoro da máquina, tire a massa  e transfira para uma superfície lisa e enfarinhada, e molde no formato que desejar. Se preferir, coloque em uma forma de pão.
  3. Deixe descansar por mais uma hora e asse em forno pré-aquecido a 220°C, por 30 a 35 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. 
  4. Passe a calda de brilho e espere esfriar, ou coma quente. Eu gosto do pão quentinho com uma manteiguinha, então nem dou tempo para que ele esfrie.


Preparando a massa na mão:

  1. Em uma vasilha, coloque a água, o açúcar mascavo e mel. Reserve!
  2. Em um bowl grande, misture as farinhas, o sal, o fermento e a canela, até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos. Faça um buraco no meio e coloque a mistura da água com o mel e o açúcar. 
  3. Vá misturando, com cuidado, encorporando os secos com os líquidos. Misture por 10 minutos, cubra com um pano e deixe descansar por meia hora. Depois desse tempo, passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove por mais vinte minutos, depois cubra com um pano novamente e deixe descansar por mais meia hora. 
  4. molde o pão no formato que desejar, ou coloque em uma forma de pão, cubra novamente com um pano e deixe descansar por mais uma hora, ou até que a massa tenha dobrado de tamanho. 
  5. Asse em forno pré aquecido por 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Depois de assado, se quiser, passe a calda de brilho que foi citada acima.


Sirva quente, ou não! Eu gosto dele assim, com uma camadinha de manteiga e um cafezinho passado na hora.

7 comentários:

  1. Bom dia! Esse como de farinha é o mesmo de 300 me dê água?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia... O copo da farinha é o mesmo de 300ml com água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii Arla, me desculpe a demora para te responder. É sim, o mesmo copo que você usa para medir a farinha e a água.

      Beijo

      Excluir
    2. oii Arla, me desculpe a demora para te responder. É sim, o mesmo copo que você usa para medir a farinha e a água.

      Beijo

      Excluir
  3. Bom dia! Esse como de farinha é o mesmo de 300 me dê água?

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...