Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Canjica de coco com amendoim



Hoje é encerramento do primeiro semestre e também dos festejos junino na escola das crianças. Ontem, elas chegaram em casa com um bilhetinho de ultima hora, dizendo que hoje teria um lanche coletivo e, para minha alegria, a tia Liana, pediu para Aninha, levar canjica. ((Aiii meu Deus!)) Eu não fiquei nada feliz com essa história. Eu detesto canjica, não gosto mesmo, nunca tinha feito e nem imaginava pra que lado se ia na hora de fazer.

Como uma boa mãe que sou (tenho que me dar os créditos, óbvio!), pesquisei algumas receitas na internet. Pesquisei, pesquisei, pesquisei... e todas as receitas que eu encontrei, pediam que colocasse o milho de molho, no mínimo doze horas antes do preparo... Como assim??? Eu precisava daquilo pronto, no outro dia, não tinha tempo e nem podia esperar. Dei meu jeito, afinal, pra quê é que inventaram essa tal panela de pressão??? 

 


 Como eu não sou nem um pouco fã de canjica, não sou confiável a dar a nota. Apesar de que eu experimentei bem de leve na ponta da colher e achei que estava bem gostosinha.
Aqui na minha humilde "housedencia" ela foi muito aprovada, e na escola também. Ufa!

Depois de terem comido tudo, e elogiado bastante, a tia Liana, me falou que o que eu levei não era canjica 😔 . Fiquei impressionada, porquê eu passei a vida inteira conhecendo isso como canjica, e enquanto eu procurava uma receita na internet, o Google me confirmou que era mesmo canjica. Porém, aqui no Nordeste esse prato tem outro nome, e se chama mugunzá. A canjica (canjica aqui no Nordeste) mesmo, é feita com o milho verde, cujo conhecemos como curau e era o que eu tinha que levar de fato. Vivendo e aprendendo!

Essa receita rende muito. Fiquei impressionada com o quanto ela aumentou de volume.

Receita:


  • 250 g de milho para canjica
  • água 
  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade
  • 1 1/2 L de leite (Baseado em receitas que eu vi na internet, o certo aqui seria só meio litro, mas depois de pronto eu achei necessário colocar um pouco mais. Coloquei e, mesmo assim, achei que precisava de mais um pouco, e depois de novo.. A canjica ficou bem cremosa e com um aspecto bem bonito).
  • 50 g de coco ralado 
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de amendoim torrado e triturado
  • 1 pau de canela
  • Cravo da índia á gosto (eu coloquei só quatro cravinhos e achei que são o suficiente)
  • 1 anis-estrelado

Modo de preparo:



  1. Coloque o milho na panela de pressão e quando começar a ferver, tampe! Deixe quarenta minutos a partir do momento que ela começar a pegar pressão. Ápos os 40 minutos, deixe que a pressão saia naturamente.
  2. Depois de cozida, escorra a água  e volte o milho para a panela, adicione os demais ingredientes e cozinhe mexendo de vez em quando por mais 30 minutos.
  3. Sirva quente ou frio.
Bjuuu e até breve!






9 comentários:

  1. uau mas esta maravilhoso amei a receita
    parabens bjokas doces

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi mas acho que ia gostar pois tem um aspecto delicioso..adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Ana Paula,
    O que já é bom ficou um pouco melhor, deliciosa combinação.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Ai como isso é bom!
    Minha avó sempre faz e eu amo canjica com amendoim! Delícia!
    Bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana Paula, ao contrario de você gosto muito de canjica.Com coco, com amendoim ou simplesmente com leite condensado.Sua receita deve ter feito sucesso.Beijos e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. que bom aspeto...
    bjinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. oi Ana sempre faço canjica aqui em casa gosto bastante bjs Rosinha

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...