Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Coalhada seca

Primeiro quero me desculpar pelos comentários de post´s anteriores que eu ainda não tive tempo de responder, e de visitas que eu estou devendo aos blogs amigos que eu tanto amo (sem vocês eu não vivo mais. FATO!). É que por esses dias eu andei meio mal, e ainda tenho três lindos filhos, que tomam muito o meu tempo.
Eu não tenho conseguido fazer quase nada, mas o pouquinho que eu faço, eu tento registrar e trazer pra cá para dividir com vocês.
Ando fazendo com uma certa frequência aqui em casa essa coalhada seca que é mais uma das receitinhas que eu aprendi com a Dona Alice. Dona Alice, pra quem não conhece, é uma senhora muito sábia que estuda gastronomia comigo, ela sempre tem na manga umas receitinhas bem práticas e gostosas, e vive dividindo com a galera da sala. Já falei dela lá no Cumadis, e aqui também.



 A receita dessa coalhada, não tem muito mistério não, mas requer um pouco de paciência, se você gostar e tiver interesse de fazer para comer no mesmo dia, faça com pelo menos seis horas de antecedência, mas se tiver tempo deixe de um dia para o outro (eu já fiz dos dois jeitos, e prefiro de um dia para o outro, o resultado fica bem melhor). Ps: Esse amarelinho aí na foto é azeite tá pessoal.

       
Para fazer a coalhada você vai precisar de:


  • 1 L de leite integral
  • 1 copo de iogurte natural

Passo a passo da receita:





  1. Coloque o leite numa panela e leve para o fogo. Desligue assim que começar a ferver e aguarde que ele fique morno (para saber se está na temperatura ideal coloque o seu dedo indicador dentro da panela e conte até 10 segundos. Se você aguentar, é porque o leite já esta no ponto em que pede a receita).
  2. Acrescente o iogurte ao leite morno e mexa bem. Coloque um prato tampando a panela e cubra com um pano
  3. Guarde no forno desligado de um dia para outro.
  4. Após o tempo indicado, pegue um pano branco de algodão, de preferência uma fralda e coloque sobre uma peneira grande ou um escorredor de macarrão, coloque o a mistura que vai estar na panela e (tem uma consistência muito parecida com a do iogurte natural) e espere sair todo o soro (isso requer tempo, tenha paciência!), mais ou menos uma hora e meia a duas.  De vez em quando de uma mexida no pano para que a parte de cima vá aos poucos para baixo e ele coe todo por igual.

 A consistência final é parecida com a de um creme cheese, com um leve azedinho no final. Bem gostoso viu, eu recomendo! Regue azeite se desejar.
        
 A Dona Alice, me disse que usa essa coalhada para preparos de biscoitos, sobremesas, passar no pão do café da manhã e mais um monte de outras coisas... Eu espero conseguir com ela, alguma dessas receitas.
         

16 comentários:

  1. Adorei a receita. Eu acho as que vemos por aí com ums abor muito forte de leite estragado sei lá kkk mas a sua vc disse fica suave, lembrandoc reamcheese. deve ficar ótima. Vou levar a receitinha.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula,
    Faço a coalhada seca praticamente da mesma forma, sigo a receita árabe.
    É muito agradável e saudável.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ana Paula que delicia essa coalhada, vou levar a receita que é boa d+!!!

    Beijocas e bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Paula!! Passando para agradecer a visita no meu canto e me deliciando com as coisas que postou aqui!! Já estou te seguindo. Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  5. gostei da proposta. vou experimentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Paula essa receita é maravilhosa.Eu ja fiz algumas vezes, mas tem uma opção de continuação.
    Você deixa escorrendo da mesma forma na geladeira por uns dois dias, faz bolinhas com a massa de iogurte e coloca em vidros, cobre-as com azeite temperado.Fica como se fossem bolinhas de queijo cremosas e temperada.Fica muito bom.Parabéns pela receita querida.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  7. Adoro coalhada seca, minha mãe é quem faz sempre!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  8. Que coisa boa essa coalhada, que pena que eu não tenho paciência para receita que tem que esperar, haha, quero tudo pronto na hora!

    ResponderExcluir
  9. Adoro coalhada Ana Paula, e gostei muito da sua receita, deve ter ficado super suave e delicado. Excelente. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula,

    Adorei sua visitinha.. Tô adorando conhecer mais blogueiras daqui de Brasília..

    Acredita que eu nunca comi coalhada seca..Morro de vontade..

    Desejo um ótimo final de semana..

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. oi Ana,muito boa essa receita conheço também como iogurte grego bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  12. Nunca fiz coalhada, apesar de gostar muito!!! Anotei a sua receita e vou fazê-la aqui em casa qualquer dia desses!!! Tenha um ótimo final de semana!!! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Adoro coalhada!! Confesso que nunca fiz em casa, mas vou tentar :)

    ResponderExcluir
  14. Adoreiii! Já vou fazer pra testar com o risoto de beterraba!! =D

    ResponderExcluir
  15. Ana Paula gostei demais desta receita de coalhada seca, vou fazer com toda certeza.
    bjo

    ResponderExcluir
  16. nossa adorei seu blog suas dicas legais amooo culinária
    sucesso!!!

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...