Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Franguinho assado bem suculento, com batatas





Há duas semanas atrás recebi a visita de uma amiga aqui em casa, e foi bem na hora do almoço. Para servir, eu preparei esse "franguito" lindo, assado, com batatas... Na verdade sempre que faço frango assado, faço batatas. Nem sempre as mesmas receitas, mas a batata sempre está presente para acompanhar o frango.

Fiz o frango porque além de gostar muito, eu acho pratico e geralmente ele agrada todo mundo.

O tempero eu fiz e faço sempre no olho, nunca uso medidas. Depois de passar limão no frango, lavar com água corrente e secar com papel toalha, eu começo a temperar.  Uso mel, mostarda Dijon, alecrim fresco colhido no meu quintal, um pouquinho de shoyo, sal e pimenta. Esfrego por todo o frango, dentro e fora, massageando bem e espalhando o tempero por ele todo. Deixo descansar por meia hora, cubro o frango com papel laminado e levo pra assar no forno pré-aquecido a 200°C por mais ou menos 40 a 45 minutos. Depois desse tempo, tiro o papel do frango e termino o cozimento dele no forno regando sempre com o caldo que se formou no fundo da assadeira até o frango estar assado por completo e bem douradinho. Na verdade o meu tempo dele no forno é sempre no olho, tiro quando eu vejo que pra mim já está no ponto. (jeito de casa de mãe. Quem nunca viu a mãe na beira do forno regando um franguinho pra ele ficar mais suculento, sem marcar a hora e ainda assim ele sair perfeito?)

As batatas não foram diferentes. Primeiro cozinhei em água até elas estarem macias e em seguida escorri e com elas ainda quente, dei um murrinho de leve em cada uma, coloquei em uma assadeira, reguei com azeite, joguei por cima alecrim, pimenta, sal e forno. Como eu tenho a vantagem de ter um fogão com dois fornos, coloquei as batatas no forno de cima enquanto o frango terminava de assar no de baixo.

E para acompanhar o frango e as batatas, não podia faltar na minha mesa o bom e velho arroz com feijão, saladinha de folhas verdes com tomates e uns legumes picadinhos e cozidos no vapor. Aqui a tradição da boa mesa Brasileira, reina e o arroz com feijão não pode faltar.

Espero que gostem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...