Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Bolo amanteigado de amêndoas, sem glúten


Ando numa busca incansável por receitas sem glúten.
Não, eu não aderi a nenhuma moda. O caso aqui é mais complexo, ou pelo menos está sendo no momento.  Como muitos sabem, eu sou mãe de três, João, Maria e a Ana. E Maria, teve a falta de sorte de nascer com várias alergias.

No ano de 2008, ela passou por uma série de exames para descobrirmos o que tanto causava inflamações em sua pele. Dentre vários testes, um acusou alergia ao trigo (não ao glúten). A partir daí, começamos uma dieta com toda a família, coisa que naquela época era muito difícil porque não havia tanta informação como temos hoje, nem produtos para que a gente pudesse suprir as necessidades do que estávamos deixando de consumir.

Foram meses sem comer macarrão, pão, bolos e muito mau humor por conta disso (ela era muito pequena na época)... Depois de um tempo passado, a médica que cuidava da alergia dela, havia liberado para que ela voltasse a comer o trigo aos poucos, para que assim o organismo pudesse ir se acostumando e criando aos poucos imunidade. Por um tempo ficou tudo bem, mas de uns meses pra cá, a alergia estava voltando, e esse ultimo mês o caso se agravou bastante... ela acabou tendo uma das piores de suas crises. Foi muito triste ver ela passar por isso.

Por agora, estamos adaptando um novo cardápio na casa, aqui não vai faltar pão e nem bolo que a Maria possa comer.  Não se preocupem!
Nós  já estamos experimentando receitas novas e conhecendo outros tipos de produtos e mercados.

Quantos aos velhos hábitos (falo de receitas com trigo, glúten e etc...), não vamos abandonar por completo (exceto a Maria), mas com certeza, faremos com bem menos frequência.


Receita: 

Ingredientes:


  • 10 claras de ovos
  • 250 g de manteiga sem sal derretida
  • 175 g de farinha de amêndoas holynuts
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado ( Pode usar o demerara, basta bater no liquidificador ou no processador de alimentos até que fique fininho, depois é só peneirar)
  • 100 de farinha de arroz 
  • 1/2 colher (sopa) de fermento para bolos

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180°C, unte a forma do bolo com manteiga e a mesma farinha que você for usar na massa ( Eu unto apenas com desmoldante que ganhei da minha amiga Camila Mesquita, e recomendo porque acho ele uma maravilha. O bolo solta com a maior facilidade da forma)
  2. Bata as claras até formar uma espuma, mas não deixe que fique em ponto de neve
  3. Acrescente a manteiga derretida, a farinha de amêndoas, o açúcar e a farinha de arroz. Bata rapidamente até misturar tudo, acrescente o fermento em pó e bata mais uma vez até que ele esteja todo encorpado na massa.
  4. Coloque na forma untada e leve para assar por aproximadamente 40 a 45 minutos, ou faça o teste do palito. Se ele sair limpo, está pronto! 



Para encontrar, ou conhecer a farinha de amêndoas e outros produtos Holunuts, clique AQUI!

2 comentários:

  1. Ficou lindo, receita muito gostosa!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Melhoras para a Maria, Ana!
    Ah! E o bolo ficou lindo!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...