Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O meu espaguete (quase) Caccio e pepe - Massa com queijo e pimenta,na panela de pressão

Há dias eu andava com vontade de comer essa massa, mas como ela exige um pouco de técnica no preparo, eu andei adiando. Ontem depois de uma longa caminhada na praia, e horas tomando uma cervejinha na piscina, surgiu aquela broca roedora e avassaladora dentro do meu estomago, dando um alerta, de quê ali precisava de um carinho em forma de comida para repor as energias. Como era domingo, e domingo pra mim é dia de "folga" da cozinha, eu fui correndo fazer uma versão meio "fastfood", de um delicioso Caccio e pepe. Chef's e gourmet's de plantão que me desculpem, mas a minha pasta com queijo e pimenta, foi feita na panela de pressão. Licença! Além dá panela de pressão, dei o meu toque, e ralei uns dentinhos de alho, porque eu "goxtio" e finalizei com umas ceboletes. 


Como fiz no "olhômetro", não vou nem passar uma receita detalhada, mas vou dizer como eu fiz e tentar mais ou menos passar as medidas, que na verdade é mais da água mesmo, porque o resto tá fácil.

Coloquei na panela de pressão, mais ou menos um litro de água, ralei uns quatros dentes de alho (como eu disse, eu "GOXTCHO", então eu exagero mesmo), coloquei bastante pimenta moída na hora, temperei com sal, coloquei um fio de azeite e esperei ferver. Em seguida coloquei a massa, usei um pacote de meio quilo de espaguete e não quebrei no meio para que ele coubesse na panela (Já brincou de pega varetas quando criança?? Se sim, foi do mesmo jeito que se faz quando vai soltar as varetas, e se não, pegue o todo o macarrão com as duas mãos, coloque no centro da panela e solte de uma vez. Ele vai cair meio que deitado, e como a água vai estar quente, ele vai amolecendo a parte que está imersa e aos poucos escorregando para o fundo da panela. Use um garfo cumprido para ajudar a acelerar esse passo, vá mexendo a massa delicadamente até que ela esteja toda submersa na água fervente). Feito isso, tampei a panela e deixei na pressão por cinco minutos EXATOS! Depois desse tempo, levei a panela para a pia e em baixo da torneira tirei a pressão. Abri a panela e escorri um pouquinho da água do cozimento porque achei que tinha muita, mas ainda deixei uma quantidade de uma concha grande, coloquei queijo parmesão ralado na hora, duas colheres (sopa) de manteiga, cebolinha e moí mais pimenta. Mexi, mexi, mexi até envolver o queijo por toda a massa. Transferi para um refratário e servi imediatamente, porque macarrão tem que comer quente, né gente? No meu prato, coloquei por cima mais queijo, e mais pimenta moída. O manjericão estava no prato só para dar uma enfeitadinha e melhorar a foto, mas eu acabei misturando na massa e mandando vê. Comi ele também! heheheheeee...

Obs: Para se fazer macarrão na panela de pressão, é muito importante que a massa seja "grano duro", para que ela mantenha o formato e a consistência. Massas comuns, cozinham mais rápido e acabam passando do ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...