Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Molho Bechamel

Molho Bechamel é um molho branco muito usado em massas, carnes assadas ou grelhadas,  risotos, batatas e outros. Ele é uma especie de molho mãe (base para outros molhos). Daqui você pode criar uma infinidade de outros molhos como um de gorgonzola por exemplo, que também cai super bem. Acrescentando mais dois ou três tipos de queijo, pode virar um fondue e por aí vai.


Você vai precisar de:

  • 1 L de leite
  • 140 gr de Roux claro (Roux é uma mistura de manteiga derretida e farinha de trigo em poções iguais. Ex: 70 gr de farinha e 70 gr de manteiga)
  • Sal a gosto
  • Noz moscada a gosto
  • tomilho a gosto, cebola clouté e louro "opcional" ( esses ingredientes são opcionais, mas  fazem toda a diferença no resultado final da receita,
*O que é cebola clouté??? Simples! cebola clouté, é nada mais do que uma cebola com cravinhos espetados nela.


Modo de preparo:
  1. Prepare o Roux. ( derreta a manteiga, apague o fogo e acrescente a farinha de trigo misturando bem) Reserve!!! 
  2. Coloque a cebola clouté  no leite junto com o louro e o tomilho, (apenas um ou dois galhos de tomilho são suficiente), pimenta branca e o sal e leve ao fogo.  Quando começar a fervura apague o fogo e coe.
  3. Volte a panela pro fogo (baixo), derrame o leite devagar no roux, mexendo sempre com o auxílio de um fuêt, por 3 a 4 minutos ou até que esteja  ponto, acrescente a noz moscada, mexa e sirva bem quente. 
* O meu molho embolou, o que eu faço??? Eita! Já era o seu molho, faça outro. heheheheee... brincadeira!!! Não se preocupe,  um mixer ou o liquidificador vai resolver o seu problema .

        Pronto! Agora é só usar e abusar da criatividade. 

Um abraço e até breve!



4 comentários:

  1. Oi Ana Paula,
    Utilizo muito o molho bechamel, faço um pouco diferente, mas penso que o resultado final deve ser semelhante e igualmente delicioso.
    Beijo, bom inicio de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Vânia, esse tem sim um resultado final muito bom! Aprendi em uma aula de cozinha básica. Vou dar uma olhada no seu, é sempre bom conhecer novas receitas.

      Bjuuuuu e boa semana pra você também!

      Excluir
  2. De tudo, o que eu mais gostei foi o estilo "Pergunte à Paula que ela responde". hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk... Túlio seu querido, eu me inspirei em uma amiga, que vive me pedindo receitas, e quando esta fazendo me liga o tempo todo pra tirar dúvidas.

      Excluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...