Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Pão de leite e a cozinha...


Eu adoro estar na cozinha, geralmente, esse é o cômodo da casa mais usado por mim. Eu gosto de vir pra cá, criar novas receitas, fazer as receitas das amigas, dos meus livros, da família... inclusive escrever e atualizar o blog é aqui. Sim! Eu estou agora, neste exato momento, conversando com você, sentada na mesa da minha cozinha.

Pra mim, aqui, é o coração da minha casa, "é uma parte dela, onde leva a alegria e energia para o resto dela". Você me entende? É tão gostoso ver os olhinhos brilhando das crianças quando eu estou fazendo alguma que elas gostam, do marido quando quer aquela comidinha com gostinho de chamego, dos amigos quando vem aqui pra tomar um cafezinho numa visita rápida e tem um bolitcho  ou um pão delícia pronto, dos finais de semana, que normalmente não fazemos regras, e tomamos um café da manhã mais reforçado, com cara de almoço e almoçamos as quatro da tarde... Mas preciso confessar que eu detesto a obrigação de estar dentro dela o tempo todo. E esse papo de não gostar da obrigação, nem é assunto pra agora, deixemos isso para depois, por que aqui foi só um desabafo! Obrigada!


Essa semana como de costume em um dia comum, eu levantei cedo, bem cedo com aquele cheirinho de terra molhada e o barulho da chuva caindo lá fora. Ai que delícia! Fazia tempo que aqui não chovia. Abri os olhos já com a ideia de colocar um pão no forno e comer ele bem quentinho, com uma camada generosa de manteiga e uma xícara apenas com café preto, passado na hora.  Pensando nisso, foi só o tempo de colocar os pés no chinelo e de pijama ainda, sem nem escovar os dentes, corri para colocar todos os ingredientes na máquina (não de preocupe, que dá também para fazer na batedeira ou na mão tranquilo), ligar no ciclo massa e esperar que ela ficasse pronta. Enquanto isso voltei no quarto, troquei de roupas, escovei os dentes e voltei pra cozinha, fui preparar o bolo de Claras da Camila (eu estava animada, e muito inspirada com a história que ela me contou sobre esse bolo. Postagem e receita sobre ele, depois, Ok?!). Bolo feito e assado, foi a hora de tirar o pão da máquina, colocar a massa na forma, aguardar o segundo descanso da massa e coloca-lo para assar.





Receita de pão de leite: Eu preparei na máquina, e assei no forno, mas dá para fazer tranquilamente na batedeira ou na mão. 

Ingredientes:


  • 1 ovo + 1 copo de leite ( Quebre o ovo dentro do copo e complete com o leite)
  • 1 1/2 colher (sopa) de creme de leite sem soro
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 copos de farinhas de trigo especial (o copo que eu usei, cabe 160 g de farinha de trigo)
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco 
  • 1 gema com um pouquinho de leite para pincelar no pão antes de ir para o forno

Preparo:

  1. Se for fazer na máquina de pão, coloque os ingredientes na ordem acima e programe para o ciclo massa  e espere ao sinal sonoro (a minha leva um tempo de uma hora e meia, para misturar e finalizar o primeiro descanso), tire da máquina, molde como desejar ou coloque em uma forma, assim como eu fiz e deixe descansar por mais uma hora ou até que a massa tenha dobrado de volume. Na batedeira: Coloque os ingredientes na ordem acima, usando o batedor "gancho" que é para massas pesadas e bata por mais ou menos 10 minutos, até que a massa esteja homogenia e suave. Desligue a batedeira e deixe descansar por uns dez minutos minutos, coberto com um pano.
  2. Transfira a massa para uma bancada (jogue um pouco de farinha antes, para que a massa não grude) sove a massa novamente por uns cinco minutos, cubra com um pano e deixe descansar por uma hora.
  3. Agora molde a massa no formato que desejar ou coloque em uma forma de pão, cubra novamente com um pano e deixe descansando por mais uma hora ou até que a massa tenha dobrado de volume.
  4. Misture a gema com o leite, e com um pincel passe em cima do pão (eu uso um pincel desses de pintar parede mesmo, mas dos pequenos. Tenho de silicone, mas não gosto deles)
  5. Asse em forno pré aquecido entre 200 a 220 C°, por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado.
Sirva quente, com uma manteiguinha de ervas, ou pura mesmo, acompanhado de um cafézinho bem fresquinho passado na hora. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...