Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Estreando no pão de queijo



Essa foi a minha estreia no pão de queijo. Apesar de amar, eu nunca tinha feito em casa antes. Sempre comprava congelado e assava quando dava vontade.

 Pra não dizer que eu nunca fiz pão queijo, eu fiz sim, mas foi aquele que você coloca todos os ingredientes no copo do liquidificador, bate e coloca pra assar em formas de cupcakes, que são muito bons também, dá pra matar a vontade na hora, mas nada comparado a esse daqui.


Logo que vim morar em Natal, em seguida a minha mãe veio me visitar e me trouxe queijo de minas curado e já ralado para fazer pão de queijo e biscoito, ela até chegou a fazer algumas vezes, mas como o queijo era muito eu congelei o que sobrou para me aventurar um dia. O tempo passou, e ele ficou rolando de um lado para o outro, no congelador só ocupando espaço, até que eu resolvi fazer.


Essa receita quem me deu foi uma amiga, a Relva. A mesma que me deu a receita do bolo nega maluca

 Comecei a receita do jeitinho que ela falou, mas depois de ter escaldado o polvilho, esperado esfriar, adicionado os ovos, o queijo... continuei misturando tudo com as mãos, até a hora em que eu perdi a paciência e coloquei a massa na máquina de fazer pães, no ciclo massa, só para terminar de misturar.

 Adorei! A massa  ficou lisinha, fácil de enrolar e eu descobri que tenho uma aliada para me ajudar no preparo. Já ando pensando em fazer novo.



Receita de pão de queijo:

Ingredientes:


  • 100 ml de água
  • 100 ml de leite
  • 100 ml de óleo de cozinha (uso canola)
  • 1/2 kl de polvilho doce
  • 3 ovos 
  • 2 1/2 copos (dos de requeijão) de queijo minas
  • Sal, somente se for necessário (no queijo pode te o sal suficiente para a receita, então, prove antes)

Preparo:


  1. Coloque o leite, o óleo e a água para ferver. Fique de olho, e assim que levantar fervura, apague o fogo. 
  2. Em uma bacia coloque o polvilho doce e escalde com o auxílio de uma colher de pau, a mistura dos líquidos. Tente escaldar toda a massa. Vá misturando até a massa esfarelar. Deixe esfriar!
  3. Coloque os ovos um a um e em seguida o queijo (nesse momento eu até tentei continuar com as mãos, mas não rolou. A máquina terminou o serviço por mim). Misture bem até formar uma massa bem homogênea. 
  4. Com uma colher (sopa), vá pegando porções de massa e fazendo as bolinhas. Coloque em uma forma levemente untada com uma gota de óleo e asse em forno p´re-aquecido por 25 a 30 minutos, ou até os pães de queijo estarem levemente dourados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...