Páginas

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Cottage caseiro. Sim, isso é possível!




Eu já tinha ouvido falar que era possível fazer queijo cottage em casa, mas confesso que apesar de achar interessante, eu nunca dei a mínima para aprender e querer colocar em prática. Eu me inspirei, em uma receita do livro, Pão nosso, de Luiz Américo Camargo, mas não segui a risca como estava escrito lá. Eu entendi que para o queijo, era preciso apenas leite tipo "A", e limão. Só! Então, eu arregacei as mangas, me arrisquei e fiz. Deu super certo!

Eu levanto a bandeira, por causas como... "faça você mesmo", de tudo que for possível! Levanto a bandeira mesmo, faço, e tenho muito orgulho disso. Tanto orgulho, que gosto de compartilhar.

Espero que gostem!


 Comer um queijo fresquinho, com a certeza de que nele não tem nem um tipo de conservante, certeza da higiene na manipulação do preparo, que ainda foi feito em casa e por você, não tem preço. Não  mesmo!!!



Confissões da cozinheira: Esqueci de pesar depois de pronto. Perdão!!! Por favor não me cobrem isso. Fiz, dois litros de leite e deu essa bolinha redonda aí. 

Receita: Inspirada no livro; Pão nosso, de Luiz Américo Camargo - Editora Panelinha

Para executar a receita, você vai precisar de, uma panela, um bowl grande, uma peneira e um pano branco e limpo.

Ingredientes:

  • 2 litros de leite tipo "A" (aqueles de saquinho)
  • Suco de 2 limões
  • Sal á gosto (opcional)
Preparo:

  1. Coloque o leite na panela, espere ferver e apague o fogo
  2. Adicione o limão e mexa bem até você notar que o leite talhou (formou grumos e se separou do soro, um liquido meio branco esverdeado e ralo). Se não tiver dado certo, ligue o fogo novamente e adicione suco de mais meio limão e continue mexendo até dá o ponto. É rápido!! Coloque sal, se quiser!
  3. Coloque a peneira sobre o bowl, forre a peneira com o pano e coe. Faça uma trouxinha (como a da segunda foto), coloque a trouxinha em um outra vasilha redonda, só para dá o formato e deixe descansar. Aqui eu deixei de um dia para o outro, mas não é necessário, o queijo pode ser consumido de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...