E eu sigo acreditando que, "a simplicidade é o ultimo grau da sofisticação!"
Para mim, não existe nada mais sofisticado que uma comidinha simples e caseira, feita devagarinho, com amor e sem pressa.
Polenta com ragú me faz feliz! Sim, comida me alegra, comida me acalma... e prepará-la para depois compartilhar com a família e amigos, me deixa muito mais feliz! É uma comida simples, de fato. Mas se bem preparada deixa qualquer prato "gourmet minimalista" no chinelo.
O ragú foi feito com músculo, uma das carnes que mais gosto. Acho que para cozimento lento, é a que tem mais sabor. Ele foi cortado em cubos bem pequenos, e cozido vagarosamente em fogo brando. Recomendo a vocês que tenham paciência! Vale super a pena se programar antecipadamente para preparar esse prato. Já a polenta, essa eu já postei no blog. E se você quiser a receita, é só clicar AQUI!
Ragú de músculo
Ingredientes:
- Óleo para refogar a carne
- 2 kg de músculo picados o menor que você conseguir
- 2 cebolas cortadas em cubos pequenos
- 1 cenoura de tamanho médio também cortada em cubos pequenos
- 1 talo de aipo cortado mais o menos do tamanho da cenoura e da cebola
- 3 dentes de alho amassados
- 6 tomates sem pele, cortados em cubos, ou uma lata de tomates pelados
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 Colher (sopa) mostarda Dijon
- 1 colher (sobremesa) molho inglês
- 100 ml de vinho tinto seco (use um vinho de boa qualidade. Nada de porcaria! )
- 2 ramos de tomilho
- Pimenta do reino
- Sal
- água o suficiente para cobrir a carne
- Uma chalera no fogo, sempre com água fervendo.
Preparo:
- Ponha no fogo uma panela de fundo largo e grosso para aquecer. Coloque o óleo e vá refogando a carne em pequenas quantidades.( Atenção! Não preencha todo o fundo da panela com pedaços de carne, para que ela não solte o seu suco). Refogando e transferindo sempre para um refratário. Reserve toda a carne refogada.
- Refogue agora a cebola, o alho, o aipo, na mesma panela, até que todos estejam bem macios. Volte a carne para a panela e coloque o vinho tinto, raspando bem o fundo. É ele que vai agregar bastante sabor no molho. Espere o vinho reduzir, coloque a mostarda, o molho inglês, o extrato de tomate, o tomilho. Tempere com pimenta e sal e coloque os tomates sem pele e picados. Complete com água somente até cobrir a carne. Deixe cozinhando aí, sem esquecer de olhar de meia em meia hora, e toda vez que necessário, colocar mais água quente ( para isso, deixe sempre uma chaleira com água quente a postos). Aqui, ele cozinhou por volta de umas quatro horas e meia.
- Para saber se a carne está macia, vá testando com um garfo, mas só pense em fazer isso depois de umas três horas. Antes disso ela ainda vai estar dura. Quando a carne já estiver no ponto, deixe ferver mais um pouco para que o molho fique bem encorpado.
- Sirva com Polenta mole, ou outro acompanhamento de sua preferência.
Oi Ana.. adoro músculo, mas sempre faço na panela de pressão.. vc acha que fazer este ragu na pressão perde sabor?
ResponderExcluirObrigada!!
adoro tuas receitas... o iogurte grego aprendi a fazer contigo! Todos adoram.. ja repassei a receita para várias pessoas!!
Bjuusss
Oi Mônica... perdão por estar te respondendo só agora... Não acho não, e sou super a favor do uso da panela de pressão. Uso muito. Inclusive para fazer músculo também. Claro, que uma receita feita com o cozimento lento, em panela de ferro e com o fogo baixo tem seu super valor, mas nos tempos de hoje, ter uma panela de pressão funcionando no fogão é vida! Fico muito feliz em saber que você gosta e confia nas minhas receitas. Obrigada!! O iogurte grego é sucesso por onde passa. um beijo!
Excluir