Outro dia, uma amiga trouxe aqui para a minha casa uma lentilha preparada por ela, bem gostosinha, daquelas de comer pura, apenas com um queijinho e cebolinha por cima.
Eu estava com vontade, e ontem foi a minha vez de reproduzir. A noite estava bem fria, pedindo mesmo uma comidinha quente, daquelas de se comer em um pequeno bowl, segurando e aquecendo as mãos ao mesmo tempo.
Não sei exatamente como a Kellen, fez. Mas tentei usar os mesmos ingredientes que ela, me baseando nos sabores que senti. Claro que também seguindo o meu instinto e usando ingredientes que eu sei que não tem como dar errado. E ficou uma delícia! Para quem gosta de lentilhas, eu recomendo!
Ingredientes:
- 3 colheres de azeite
- 1 cebola picada em cubos
- 2 dentes de alho picados ou amassados
- 1 talo de aipo picado
- 1/2 cenoura cortado em cubos bem pequenos
- 200 g de bacon picados o menor que você conseguir
- 2 linguiças calabresa finas cortadas em cubos pequenos
- 1 pimenta dedo de moça sem as sementes e picada
- 400 g de lentilha
- Pimenta do reino a gosto
- Sal a gosto
- Salsa picadinha
- Cebolinha cortada finamente
- 1 litro de caldo de carne ou de legumes
- 1 litro de água
Preparo:
- Lave e escorra as lentilhas - Reserve!
- Aqueça uma panela de pressão, coloque o azeite, os cubos de bacon e doure levemente por todos os lados. Coloque a calabresa e frite ligeiramente. Retire o bacon e a calabresa da panela e reserve!
- Na mesma gordura que sobrou no fundo da panela, refogue o alho, coloque a cebola, e quando ela estiver murcha, acresce a pimenta dedo de moça, o aipo e a cenoura.
- Volte o bacon e a calabresa para a panela de pressão, coloque a lentilha, o caldo de carne e a água. Espere ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos após começar a chiar a pressão.
- Tire a pressão da panela, abra, corrija o sal e se necessário, deixe cozinhar por mais alguns minutos com a panela destampada para que o caldo encorpe mais um pouquinho. Finalize com a salsa e a cebolinha picada e sirva imediatamente. Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário