Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2016

Comidinha que abraça. Polenta cremosa para acompanhar o franguinho caipira do papi soberano.



Quando meu pai disse que queria fazer um frango caipira, eu não pensei duas vezes. Deixei que ele fizesse e aproveitei a deixa para fazer uma polenta cremosa que eu já andava ha dias com muita vontade de comer. Frango com polenta tem tudo a ver, não tem? E o franguinho  dourado na cebola que meu pai faz merece muito um acompanhamento à altura.

Apesar de o frango aparecer em destaque nas fotos, infelizmente hoje não tem receita dele. Não quis ficar fazendo perguntas, deixei o meu pai à vontade na beira do fogão. Preferi por abrir um vinho, compartilhar com ele e ficar ali do lado, conversando e cozinhando juntos. Enquanto ele estava de um lado, eu ficava do outro fazendo a minha tão desejada polenta. 

A receita é simples e muito gostosa. Combina com tudo, e eu particularmente, gosto dela até purinha, com apenas uma camadinha extra de queijo por cima. 


Receita: Polenta Cremosa

Ingredientes:

  • 1 litro de caldo de frango ou legumes caseiro - (O caldo é opcional. Usei porquê sempre tenho caseiro no congelador, mas não exite em fazer se não tiver. A receita pode ser feita também com água e se você seguir o preparo direitinho, vai ficar muito gostosa)
  • 240 gr ou uma xícara medidora de fubá fino
  • 100 gramas de queijo parmesão
  • sal
  • Pimenta moída á gosto
  • 2 colheres (sopa) de manteiga (caso esteja usando caldo de frango, descarte a manteiga. A gordura do próprio caldo é suficiente)

Preparo:



  1. Ferva o caldo (se estiver usando água, tempere com sal)
  2. Dissolva todo o fubá em um pouco de água fria, Isso ajuda a não empelotar e criar grumos. Em seguida, adicione ao caldo de frango ou legumes que já está fervendo em outra panela, e mexa vigorosamente sem parar, até que todo o fubá esteja encorpado ao liquido. 
  3. Abaixe o fogo e continue mexendo com frequência. Use um fuoet!
  4. Mexa até a polenta começar a desgrudar das laterais e do fundo da panela. Isso leva em média de 25 a 40 minutos, dependo da qualidade do seu fubá.
  5. Retire a panela do fogo, acrescente a manteiga, o queijo e a pimenta. Misture bem. Prove e, se for necessário, acerte o sal.
  6. Sirva em seguida com o acompanhamento de sua preferência e bom apetite!

Um comentário:

  1. Gosto muito de polenta , assim cremosa nunca fiz.
    O aspecto agradou-me, gostei do frango para acompanhar

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...