Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Mix de farinha sem glútem


Sempre que eu posto alguma coisa no instagran, feito com farinha sem glúten aparece um monte de gente me perguntando "qual farinha eu uso", "onde eu compro"...  Antes eu comprava no Mundo verde, mas depois que eu comprei o livro "Receitas especiais sem glúten" (Publifolha), tenho feito o meu próprio mix em casa. Acho mais pratico e sai bem mais em conta. O mix em sí, não é 100% saudável por conter apenas farinhas brancas, mas em várias receitas ele pode ser misturado com outras farinhas também sem glúten. 

Essa foi uma alternativa que eu encontrei para substituir a farinha de trigo de fazer bolos e biscoitos para a Maria.


Mix de farinha sem glúten:

Receita:

  • 450 g de farinha de arroz
  • 115 g de fécula de batata
  • 60 g de polvilho doce
  • 60 g de amido de milho
  • 4 colheres (chá) de goma xantana (muito importante para dar liga. Na massa, ela "faz o papel do glútem", dando elasticidade e estrutura). Encontra-se em empórios de produtos naturais.
Preparo:

  1. Misture todas as farinhas, passando por uma peneira por no minimo 4 vezes. Feito isso, guarde em potes de vidro com tampa e use em suas receitas no lugar da farinha de trigo.


2 comentários:

  1. Bom dia! Esse mix de farinhas deve ser guardado em geladeira? E a validade? Obrigada
    Posso usar em Bolos também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Silvana!!!

      Não, não deve ser guardado na geladeira, e sim em um pote de vidro na dispensa da sua casa, normal. E ela dura bastante tempo se bem armazenada, até meses. Aqui em casa eu preparo todo mês e com ela faço bolos, tortas, biscoitos... Vale a pena tentar.

      Beijo e uma ótima semana para você.

      Excluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...