Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Batatas rústicas

                   

Batatas sempre me conquistam, gosto delas de qualquer jeito, até cozida pra comer na hora bem quentinha com apenas sal, azeite e de repente, quem sabe, um pouquinho de salsa picada por cima.   

Batata recheada, batata gratinada e até batatas fritas... aliás, batatas fritas eu gosto até demais, mas essas eu deixo para comer fora de casa e de vez em quando só. Fazer frituras em casa não é a minha praia.

Para substituir as batatas fritas, eu faço as rústicas que para mim são bem mais gostosas, dou uma variada apenas no tempero porque nem sempre eu tenho as mesmas coisas em casa, e todas as variações ficam igualmente deliciosas, por tanto, caso você queira fazer na sua casa não se limite a fazer por não ter os mesmos ingredientes. Use a criatividade e abuse do que você tem aí.




Para fazer as batatas rústicas, você vai precisar de; batatas, azeite, temperos e ervas de sua preferência.  Nas minhas eu usei tomilho, azeite (bastante azeite), páprica picante, tomilho e flor de sal. 

Como fazer:

Lave e seque as batatas e corte no sentido do comprimento (mantendo a casca) e em quatro ou oito partes se elas forem muito grandes (inclusive, é importante lembrar que os pedaços precisam ficar mais ou menos com a mesma espessura, para que todos assem por igual), e tempere bem com muito azeite, páprica e tomilho... Na verdade, tempere bem com o que você tiver aí, esses são os temperos que eu gosto e estou tendo a oportunidade de usar hoje (meu pai mandou tomilho de Brasília, então tenho que aproveitar ao máximo, além do que ele é o meu tempero preferido).

 Esfregue os temperos nas batatas para que os pedaços absorvam bem todos os sabores e em seguida transfira para uma assadeira rasa, forrada com papel manteiga untado com um pouco de azeite.

 Coloque os pedaços de batata, um longe do outro, deixando um espaço de mais ou menos dois dedos entre eles (isso faz com que as batatas fiquem mais sequinhas e douradas), asse em forno bem quente por 35 a 40 minutos, virando (com cuidado) na metade do tempo.

 Depois de assadas, se você ainda não tiver colocado o sal, agora vai ser a hora dele. Se quiser, faça um molho à parte e sirva junto. Já fiz pra comer apenas com ketchup, mas geralmente faço para acompanhar alguma carne com salada durante a refeição.


Só para lembrar que, pimenta do reino, orégano, páprica doce, alecrim, curry e mais uma infinidade de outros temperos também combinam muito com a batata. Façam e deliciem-se com ela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...