Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Lunetes - Biscoitinhos recheados com geleia de morango





Sábado foi aniversário de uma amiga, e como é de costume, os presentes aqui são feitos na minha cozinha. Fiz lunettes, que são esses biscoitinhos lindos amanteigados e deliciosos, recheados com geléia de morango. 

A massa usada para esse biscoito, é a massa sablée, muito conhecida no popular como massa podre, que é a mesma usada para base de tortas. Ela é super fácil de fazer, mas é bem chatinha de manipular se o tempo estiver quente, como o daqui. 


Receita: Massa sablée - base para tortas. |  IESB-técnicas avançadas de panificação e confeitaria
             


Ingredientes:

  • 150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 110 g de açúcar impalpável
  • 3 unidades de gema de ovo
  • 250 g farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
  • Uma pitada de sal
  • Raspas de um limão (Opcional - esse eu coloquei por minha conta)
  • Geleia de morangos ( usei caseira. Post em breve)  Outra receita de geleia aqui



Preparo:


  1. Bater a manteiga, o açúcar e o sal na batedeira com o batedor raquete (aqueles para massas um pouco mais pesada) até branquear.
  2. Colocar o extrato de baunilha e as gemas uma a uma e incorporar a farinha de trigo peneirada somente até que a mistura esteja homogenia. Coisa bem rápida para não desenvolver o glúten. 
  3. Coloque um plástico filme sobre a bancada, a massa sobre o plástico e outro plástico sobre a massa. Abra em forma de disco deixando com mais ou menos 3 mm de espessura. Deixe descansar na geladeira por uma hora. 
  4. Cortar a massa em formato de discos, e dividir em duas partes, uma será a base que irá receber o recheio e a outra será a tampa com um furo no centro. Se você não tiver aí um cortador, use um bico de confeitar ou uma tampa de qualquer coisa que seja de tamanho ideal para isso.
  5. Coloque os biscoitos para assar em uma forma forrada com papel manteiga, no forno com com a temperatura de 180°C por aproximadamente de 8 a 10 minutos. 
  6. Depois dos biscoitos já frios, com uma colher de chá coloque uma pequena quantidade de geleia no centro da massa. Peneire açúcar sobre as tampas (que são os biscoitos com o furo no meio) e em seguida coloque por cima do recheio.
Para complementar o meu presente, eu usei uma cestinha de vime retangular que eu já tinha em casa, forrei com dois pedaços de papel de seda de cores diferentes e amassados propositalmente, coloquei a cesta dentro de um saco plástico, aqueles que a gente usa para assar frango, sabe? Sempre compro deles para isso. Amarrei com um fita e pronto! Esse foi mais um dos presentes que eu mesma fiz. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...