Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pão integral de canela e uvas passas


Se você me ouviu falar mal da minha máquina de pão à algumas postagens passadas, esqueça!!! Estou em uma fase de "amor" por ela. Tenho usado muito. muito mesmo. Inclusive, a máquina de pão é um dos itens mais usados na minha cozinha ultimamente. Só não faço assar o pão nela porque de fato eu não gosto, mas prepara a massa que é uma belezura. Já fiz até massa fresca para macarrão, e não é que ficou boa?! Adorei!!!! Agora ela é minha nova aliada.

Esse pão, foi uma adaptação de um outro pão integral simples, que eu fui fazendo alguns ajustes e acrescentando outros ingredientes. Se você também gosta de fazer pão, recomendo esse, e dou uma dica, para que ele fique com uma aparência mais bonitinha e menos opaca. Faça uma calda de brilho com uma xícara (chá) de água, 1/2 xícara (chá) de açúcar, três cravinhos da índia e um pau de canela. Leve ao fogo, e deixe ferver até virar uma calda rala. Espere esfriar para passar no pão, antes de sair do forno e depois de pronto também. Use um pincel!! Eu tenho uma brocha, daquelas de pintar parede, só que pequena.


Receita pão integral de uvas passas e canela

Ingredientes:


  • 1 copo de água de 300 ml (use um copo de requeijão para medir)
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1  1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 1/2 colher (chá) de canela
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo branca
  • 2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco para pães.
  • 1 xícara (chá) uvas passas sem sementes



 Preparo: 


  1. Se você tem a máquina de pão, coloque todos os ingredientes na ordem acima, deixando as uvas passas para depois dos ingredientes misturados, e ligue na função massa. Espere acabar o ciclo que dura em média uma hora e meia, variando de acordo com a marca da máquina. 
  2. Depois do sinal sonoro da máquina, tire a massa  e transfira para uma superfície lisa e enfarinhada, e molde no formato que desejar. Se preferir, coloque em uma forma de pão.
  3. Deixe descansar por mais uma hora e asse em forno pré-aquecido a 220°C, por 30 a 35 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. 
  4. Passe a calda de brilho e espere esfriar, ou coma quente. Eu gosto do pão quentinho com uma manteiguinha, então nem dou tempo para que ele esfrie.


Preparando a massa na mão:

  1. Em uma vasilha, coloque a água, o açúcar mascavo e mel. Reserve!
  2. Em um bowl grande, misture as farinhas, o sal, o fermento e a canela, até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos. Faça um buraco no meio e coloque a mistura da água com o mel e o açúcar. 
  3. Vá misturando, com cuidado, encorporando os secos com os líquidos. Misture por 10 minutos, cubra com um pano e deixe descansar por meia hora. Depois desse tempo, passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove por mais vinte minutos, depois cubra com um pano novamente e deixe descansar por mais meia hora. 
  4. molde o pão no formato que desejar, ou coloque em uma forma de pão, cubra novamente com um pano e deixe descansar por mais uma hora, ou até que a massa tenha dobrado de tamanho. 
  5. Asse em forno pré aquecido por 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Depois de assado, se quiser, passe a calda de brilho que foi citada acima.


Sirva quente, ou não! Eu gosto dele assim, com uma camadinha de manteiga e um cafezinho passado na hora.

7 comentários:

  1. Bom dia! Esse como de farinha é o mesmo de 300 me dê água?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia... O copo da farinha é o mesmo de 300ml com água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii Arla, me desculpe a demora para te responder. É sim, o mesmo copo que você usa para medir a farinha e a água.

      Beijo

      Excluir
    2. oii Arla, me desculpe a demora para te responder. É sim, o mesmo copo que você usa para medir a farinha e a água.

      Beijo

      Excluir
  3. Bom dia! Esse como de farinha é o mesmo de 300 me dê água?

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...