Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Pão integral, da Camile


Além de não ser uma boa aluna em panificação, fazer pão nunca foi a minha praia. Pelo menos naquela época eu não curtia, e talvez esse fosse o motivo para eu não ser uma aluna tão aplicada assim no assunto. Sempre me empenhei, claro, mas não curtia esse lance de... faz um pré-preparo, massa, deixa descansando, trabalha a massa novamente, descansa de novo... e aí, nesse tempo todo de quase três horas, e as vezes até mais, me faltava paciência. 

Gostar de pão caseiro eu sempre gostei. Cresci comendo pão fresquinho, quentinho feito pela minha mãe, que inclusive, já até teve uma pequena lojinha de pães artesanais. Mas fazer, nunca foi a minha praia. 

Até o dia em que resolvi comprar uma máquina de fazer pão, tendo em mente que ela me daria pães fresquinhos e deliciosos, como os que a minha mãe fazia, ou aqueles mais "profissa", que aprendi em aula. Sim, a máquina de fazer pães, te promete isso, e vem inclusive com um pequeno livrinho, com 100 receitas diferentes. Só que eu não fui muito feliz com a bendita. Por três vezes, eu tentei fazer o pão nela, (fiz o ciclo completo, bati a massa e assei na própria máquina), e na terceira tentativa, eu desisti. O pão saía inteiro, assadinho, só que eu achava meio pesado, com sabor de fermento ainda... (Lembrando que eu segui a receita do livrinho), me pesava no estômago. Procurei na internet, fóruns que falassem sobre a máquina, e descobri que ela é polêmica, da mesma forma que tantos amam, outros tantos a odeiam e falam super mal. Ouvi também depoimentos de algumas pessoas, que disseram ter gostado dela, minha cunhada por exemplo, e uma amiga, que eu só descobri que tinham, depois que eu comprei a minha. Elas dizem que fazem pães deliciosos. 

Bom, depois dessa ladainha toda, e de reclamar em redes sociais e tal´s, encontrei a Camile, que me disse que passou o mesmo perrengue quando comprou a dela, mas que depois, com um tempo, foi pegando a manha e hoje são melhores amigas. Camile faz pães incríveis, mas não assa na máquina, usa ela só para preparar e sovar a massa. Eu segui alguns conselhos da Camile, e um deles é usar a máquina apenas para preparar a massa. Inclusive, essa receitinha de hoje, foi ela quem me deu. 



Receita: cedida por Camile Caracas

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de liquido (água ou leite, eu já fiz com os dois, mas o de hoje, fiz com água)
  • 1 colher (sopa) azeite
  • 1 colher (chá) sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar (três, se quiser o pão mais docinho)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - eu usei 1 xícara (chá) de farinha integral e 1 xícara (chá) de farinha branca, especial.
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico 
Preparo:

  1. Misture o líquido, com o azeite, o sal e o açúcar
  2. Adicione a farinha e o fermento, vá envolvendo os ingredientes até a massa formar um bola, e se você notar que ela ainda está muito mole, adicione mais farinha, sendo uma colher de cada vez, até chegar o ponto de desgrudar das mãos
  3. Sove a massa, até que ela esteja lisa. Cubra com um pano e deixe descansar por uma hora
  4. Descubra a massa, retire o ar dela e molde no formato que preferir ou faça como eu, coloque em uma forma para pão.
  5. Deixe descansar por mais uma hora, ou até que ela tenha dobrado o volume, em local quente (eu liguei o forno por cinco minutos, deliguei e coloquei o pão dentro). Asse em forno pré aquecido a 200-220 °C, por 30 a 40 minutos, ou até que ele esteja com a superfície coradinha.
*Eu fiz a massa na máquina de fazer pão, mas dá pra fazer tranquilamente na mão ou na batedeira.

*Essas bolinhas, são apenas uma dica para não esquecer o crescimento. Faça uma bolinha pequena, e coloque em um copo com água, guando ela subir, é porquê o seu pão já cresceu. A bolinha que está no alto, foi do primeiro crescimento, depois tirei o ar da massa, fiz outra bolinha e coloquei em outro copo para o segundo descanso da massa (bolinha que está no fundo). Assim que ela subir também, pode conferir o seu pão que ele já vai estar no ponto de assar.



                                            Aqui, esperando subir a segunda bolinha


                                                             Pronto para ir ao forno

3 comentários:

  1. Hum! Pão caseiro tem outro sabor, não, Ana? Adoro! Ainda não tenho máquina de fazer pão e , depois do que você falou, vou pensar duas vezes.
    Vou levando sua receita que achei deliciosa.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Adoro pão caseiro, agora estou fazendo o levain, para depois colocar a mão na massa literalmente. Ficou lindo seu pão.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Ana Paula! Tenho a Máquina de Pão da Arno,mas acredito que o mecanismo seja o mesmo para todas. Nunca mais eu comprei pão !! Os meus ficam ótimos e eu escolho colocar o que eu mais gosto!QQ dia posto a minha receita coringa, que vai bem com tudo!! Adoro as suas receitas, e outro dia fiz o Bolo de Banana Invertido. Ficou um sucesso! Obrigada e até!!

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...