Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Um trágico, e maravilhoso brigadeiro...


Essa imagem, trágica e linda, de chocolate transbordando nesse refratário, foi de uma tentativa de brigadeiro de microondas... quer dizer, tentativa não, é sim de brigadeiro feito no microondas, só que de uma forma bem desastrosa. 

Já vi  minha mãe fazendo brigadeiro no microondas, por diversas vezes, e me lembro bem, que ela tinha um refratário alto, alto mesmo, que era para uso exclusivo para brigadeiro de microondas, e ela deixava bem claro, que aquele utensílio, era para uso especifico daquilo, pra gente não tentar com outro menor, por que não dava certo. Mesmo lembrando da ladainha da minha mãe, eu hoje resolvi fazer um, só que não fiz igual ao dela, peguei uma receita do Livro Pitadas da Rita (que por sinal, tenho usado bastante), e no livro, por incrível que pareça, fala a mesma coisa que a minha mãe dizia, só que eu não tenho um refratário tão grande como a Rita diz no livro, e nem tão alto quanto o da minha mãe. Usei um simplesinho, de tamanho médio pra grande, e olha o que aconteceu.... o meu brigadeiro derramou, mas não todo e ficou perfeitamente delicioso!!! 


Receita: Livro, Pitadas da Rita - Editora Panelinha

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de chocolate me pó - Eu usei cacau, por gostar de sabor mais acentuado
  • 1 colher (sopa) de leite 
  • 1 colher (sopa) manteiga sem sal
Preparo: Preste atenção; para essa receita, você vai precisar de uma tigela bem grande, de preferência de vidro, ou porcelana para evitar que o seu o seu brigadeiro derrame assim como foi o meu.

  1. Numa tigela, misture todos os ingredientes até formar uma pastinha lisa. 
  2. leve o recipiente ao microodas por dois minutos em potencia alta. Retire, com cuidado para não se queimar, e misture vigorosamente.
  3. A partir desse ponto, você vai levar o brigadeiro para cozinhar três vezes, cada uma por um minuto. Entre cada rodada, retire a tigela e misture bem. No total, vão ser 5 minutos, contando com os dois primeiros minutos do cozimento em potência alta. 
  4. Depois desses cinco minutos, você vai notar que ele vira uma espuma, parecendo que está talhada, mas isso é normal. No final, ele vai ficar como esperado. Mexa vigorosamente com uma colher, ou um batedor de arame, até ele ficar lisinho. Segundo a Rita, esse é o segredo para deixar o brigadeiro de microondas bem cremoso.
  5. Volte a tigela ao microondas, em sessões de 30 segundos, mexendo a cada rodada, até ficar com a consistência desejada (eu parei nos cinco minutos, e pra mim ficou ótimo! Lembrando que quando ele esfria, a massa endurece). As potências dos microondas, geralmente variam muito, por isso, vá aos poucos até descobrir qual é o tempo ideal do seu aparelho.
Quero agora comprar um refratário somente pra isso, por que eu gostei da praticidade, e o fato de eu não ter que fazer esforço algum por um brigadeiro, me encanta!!


4 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Estava conferindo a receita do iogurte caseiro no blog da Karin (meu doce lar) e vim correndo pra cá! Amei seu blog e já estou seguindo, pois tem muita coisa "diliça" por aqui, além das receitas bem explicadas e o visual lindo... parabéns pelo blog, abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Rê Furlan, bom dia!! Que bom, fico muito feliz que tenha gostado. Espero que você fique a vontade e se divirta por aqui.

    bjuuuu!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Paula!
    Adorei a história do brigadeiro... mãe tem sempre... razão!
    Querida amiga, tenho andado ausente e longe... do real, mas agora voltei à terra e vou tentar organizar o meu blog e partilhar aquelas receitas, especiais...
    Um beijinho grande

    ResponderExcluir
  4. Ana Paula,bom dia! A imagem desse brigadeiro é tentadora,de ter ficado delicioso. Passei para conhecer seu cantinho e adorei.Tambem tenho usado muito o meu Pitadas da Rita,de onde tiro dicas deliciosas,vale super a pena! Estarei voltando,viu?! Uma linda primavera para voce e muita inspiraçao na cozinha,beijinhos,Katia.

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...