Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Caldinho de sururu e mexilhões

Ontem rolou um caldinho de sururu por aqui. Fiz pra receber um casal de amigos que viriam para tomar uma cervejinha com a gente, mas que acabaram furando por conta de uns imprevistos domésticos (estão perdoados!). Mas para a nossa alegria nós tivemos a visita surpresa de outro casal, que vieram de Brasília, e estão por aqui de férias. Surpresa super bacana né?! Recebemos também mais dois amigos que estão sempre por aqui, e que nem conta tanto assim por que já são de casa (Vão dizer que eu estou fazendo desfeita, mas ó, nem é!).



A receitinha desse caldo, eu tirei de um livro bem antigo que eu peguei emprestado com a minha mãe a anos e esqueci de devolver (desculpa pra boi dormir!);

Livro:  A nova mesa, cozinha Brasileira e Internacional. 

Receita: Com algumas alterações, por minha conta.

Ingredientes:

  • 800 g de sururu limpo
  • 20 g de alho ralado ou amassado, como você preferir
  • 80 g de cebola picada
  • 1/2 maço de coentro picado
  • Cebolinha a gosto
  • 5 limões 
  • 1/2 litro de caldo de peixe (esse caldo, você pode preparar em casa com a cabeça e o rabo de algum peixe, aqui eu usei de uma cioba, que eu sempre deixo separada no congelador quando vamos fazer moqueca, mas aí você pode usar de uma outra especie. Fiz do mesmo jeito desse caldo de camarão aqui ó apenas troquei a casca do camarão pela cabeça e o rabo do peixe).
  • 50 ml de vinho branco seco
  • 50 g de tomates picado sem pele (aqui eu usei 1 lata de tomates pelados)
  • 100 ml de azeite de oliva 
  • Azeite de dendê ( Usei por minha conta, na receita original não pedia)
  • 500 ml de leite de coco
  • Pimenta malagueta (eu uso dedo de moça) 
  • sal 
  • Pimenta do reino moída na hora
  • 1/2 xícara de molho de tomate pronto (coloquei por minha conta)
  • 400 ml de creme de leite integral (Também coloquei por minha conta)
  • 300 g de mexilhões (isso eu tinha no congelador e também coloquei por minha conta, mas é opcional)
Preparo:

  1. Tempere o sururu com limão, sal e a pimenta do reino. Reserve! Deixe descansando por uns 15 minutos
  2. Em uma panela funda, refogue o alho a cebola e a pimenta dedo de moça no azeite de oliva e azeite de dendê juntos.
  3. Adicione o sururu, os mexilhões e refogue mais um pouco em seguida coloque o vinho (deixe evaporar o álcool), os tomates pelados, ou picados, como você preferir, o molho de tomate e mexa até começar a ferver 
  4. Acrescente o sal, o caldo de peixe, leite de coco, creme de leite e finalize com o coentro e a cebolinha. Quem não gosta de coentro, pode trocar por salsa.
  5. Sirva bem quente com limão, pimenta, torradas ou pães. 
Essa receita serve tranquilamente 10 pessoas pra mais. 

Bjuuu e boa semana a todos.

Até breve!

4 comentários:

  1. hummmmmmmm Ana que delicia estou levando a receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de receita!
    Me lembrou uma viagem recente que fiz ao nordeste!
    Amo frutos do mar!
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Paula, nunca provei, mas fiquei com vontade.Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Não faço ideia o que é sururu mas que o caldo tem um aspecto divino, lá isso tem!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...