Dona Alice, é uma senhora de 65 anos muito querida que estuda comigo, ela é artista plástica, educadora ambiental e ama gastronomia. Volta e meia Dona Alice nos leva alguma coisa bem gostosa que ela mesmo preparou em casa. Todas feitas com aproveitamento 100% do alimento. Para se ter uma ideia, aqui, as bananas são usadas por inteiro, junto com a casca.
O modo de preparo desse bolo é super simples, daqueles de liquidificador que você coloca tudo dentro, liga, desliga e pronto (isso se o seu liquidificador for bom né, por que o meu, vou te falar... pedindo outro).
Para o bolo você vai precisar de:
- 4 ovos
- 1 copo (requeijão)de óleo de canola
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
- 4 a 6 bananas nanicas com casca, lavadas e cortadas em rodelas (eu usei apenas 4, as bananas que eu tinha aqui eram muito grandes)
- 3 xícaras (chá) de farinha de rosca ( aquela farinha que eu uso pra untar a forma de bolo, feita com pão velho e seco)
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó para bolo
- Linhaça ( eu não coloquei porque não tinha em casa)
- 1 colher (chá) de canela em pó
- Aveia em flocos
- uva passas
- 1 pitada de sal
Obs: Eu me dei a liberdade de acrescentar na receita, meia xícara (chá) de algumas castanhas, que fez toda diferença no final. ( meia xícara de cada castanha viu!)
Como fazer;
Coloque no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar e bata, depois acrescente as bananas
e os de mais ingredientes (deixando a parte a aveia e as castanhas).
Como meu liquidificador não esta valendo quase nada, eu misturei os secos com auxílio de um fouet , colocando no final as castanhas, que foram:
- Castanha do pará
- Castanha de cajú
- Nozes
- Amêndoas
- uva passa
- Aveia em flocos.
Se você não tiver em casa nem uma dessas castanhas, experimente colocar granola, que eu acho que vai ficar muito bom também. Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha de rosca, e asse em forno pré aquecido, por 40 a 45 minutos ( lembrando que cada forno varia de acordo com sua potência e tempo, faça o teste do palito após o s 40 minutos, se sair limpo é por que o bolo já esta pronto). Polvilhe açúcar de confeiteiro e canela no bolo ainda quente.
Em breve eu volto com mais alguma receitinha da Dona Alice.
Bjuuu e boa semana!!!
Olá Ana Paula,
ResponderExcluirSou fã do bolo de banana, não só pelos muitos benefícios nutricionais como também pelo agradável sabor, parabéns à D Alice pela receita e a si pelo delicioso bolo.
Beijos,
Vânia
Oi Vânia, obrigada!!!!! D Alice, tem receitas deliciosas e todas saudáveis.
ResponderExcluirBjuuuuu!!!
Oi Ana Paula!! Vim aqui conhecer seu cantinho, uma gracinha !!!Adoro bolo de banana, é sempre super fácil e delicioso!! Parabéns pelo blog e receitas!! beijos Tereza
ResponderExcluirTereza, você voltou???? \°/ Obrigada!!!!
Excluirbjuuuu!!!!
OI Ana Paula , quero fazer esse bolo . A banana com casca tambem bate no liquidificador? Sem bater é so a castanha e a aveia ?
ResponderExcluirMto bom seu blog
Olá Jorna do costa. Pode fazer, essa receita é especial e eu tenho certeza de que você vai adorar. Sim, todos os ingredientes são no liquidificador, exceto as castanhas e a aveia.
ExcluirSe você fizer mesmo, volta pra me contar como ficou.
Abraço!!!
Oi, Ana Paula, interessante essa receita. Qual a quantidade de aveia? Foram 2 xícaras de nozes e castanhas?
ResponderExcluirEntão... como as castanhas não faziam parte da receita da Dona Alice, eu coloquei no bolo por minha conta. Acho que tem tudo a ver!
ExcluirEu coloquei apenas 1/2 xícara (chá) de cada castanha. A aveia eu medi da mesma forma, mas se você achar melhor, pode trocar uma xícara (chá) de farinha de rosca por uma de aveia. Dá certo também. A massa fica bem pesada depois de tudo misturado, mas sem grilo,é assim mesmo, e o resultado final é genial.
Espero que tenha entendido!!
Bjuuu e boa semana!