Páginas

domingo, 13 de setembro de 2015

Vatapá



Ano passado eu recebi aqui em casa, a visita de duas pessoas muito queridas, que moram de graça no meu coração. Thiara e Ragma

 Hoje eu acordei com saudade deles, e me lembrei dessa foto que nós tiramos para registrar o acarajé.

Na bagagem, eles me trouxeram um pouco da Bahia, e eu, claro, fiquei tão feliz que não pude me conter de alegria.  No pacote veio azeite de dendê (muiito que eu ainda tenho dele aqui), massa de acarajé, camarão seco, farinhas, temperos, tapioca... e uma quantidade significativa de vinhos, que fizeram a alegria das nossas noites. Quem me conhece sabe  que eu jamais deixaria de fazer uma farra na cozinha com esses ingredientes, e uma das coisas que saiu foi esse acarajé.

O meu trabalho com o acarajé, foi apenas de moldar com duas colheres, fritar no azeite de dendê e rechear com o vatapá, que esse eu posso dizer fiz. Mas eu adoraria um dia, fazer a massa.

 Vatapá - receita:

Ingredientes:


  • 500 g de camarão seco 
  • 2 litros de leite de coco (de preferência natural) 
  • 150g de amendoim torrado e sem a pele 
  • 150g de castanha de caju 
  • ½ molho de cheiro verde (salsinha e cebolinha) 
  • ½ molho de coentro 
  • suco de um limão 
  • 1 pimenta dedo de moça picada (opcional) 
  • 4 tomates picados 
  • 2 cebolas grandes picadas 
  • 2 xícaras de azeite de dendê 
  • 1 colher de azeite de oliva 
  • 10 pães franceses amanhecidos 
  • sal 
  • 1 pequeno pedaço de gengibre ralado

Preparo:
  1. Rasgue os pães grosseiramente e deixe de molho na metade do leite de coco por no minimo quatro horas
  2.  Tire a cabeça e a calda dos camarões, e divida em duas partes.
  3.  No liquidificador, bata o amendoim torrado, as castanhas e o camarão até formar uma farofa, transfira essa mistura para uma panela e no mesmo liquidificador bata os temperos; Cheiro verde, coentro, suco de limão, pimenta dedo de moça, os tomates, cebola,.
  4.  coloque na panela junto com a farofa de camarão e castanhas e adicione o pão,o restante do leite de coco e mexa até engrossar.
  5.  O ponto do vatapá é firme, porém cremoso, caso ele fique duro coloque mais leite de coco.
  6. Sirva com os bolinhos de acarajé, tomates e cebola picadinho e pimenta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...