Páginas

domingo, 12 de julho de 2015

Bolo invertido de banana



Ontem eu me dei conta que o blog estava de aniversário. Acabamos de completar quatro aninhos de estrada no dia 10 de julho. Uma caminhada devagar, mais muito gostosa, na qual você que dedica uns minutinhos do seu dia para ler o que eu escrevo e reproduzir as minhas receitas, fazem parte. Muito obrigada!!! 

Quando criei o Conversando cozinhando, foi com a intenção apenas de dividir com os amigos e familiares as receitas que eu fazia em casa. Com o passar do tempo, isso aqui criou uma proporção maior, e eu passei a ter um retorno através de emails e redes sociais. Eram palavras carinhosas de agradecimento, dicas de como se faziam em casa...  até presentes eu já ganhei! Mas o maior deles foram amizades feitas por aqui. Amigos que saíram dessa telinha e vieram fazer parte da minha vida, do lado de fora e que dividem comigo um pouquinho de suas vidas também. O meu mais sincero obrigada a vocês. Obrigada amigos, obrigada leitores por darem mais vida a minha página, e por me incentivarem a fazer o melhor a cada dia.  Obrigada!

Obrigada também a minha amiga do peito, irmã de alma e cumadre... Camila Mesquita, por ter me apresentado a esse  fantástico mundo da "blogosféra". Aqui começamos juntas, dividimos histórias, crescemos seguimos a diante. Obrigada!!!

Para todos vocês, eu deixo hoje de presente essa receita de pão-de-ló, super fácil. Feito a mão.


Receita: Bolo invertido de bananas

Calda:

  • 2 xícaras (chá) de açucar
  • 1 xícara (chá) de água quente
  • 3 bananas nanica, grande. cortadas em rodelas
Pão de ló:

  • 150 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 180 g de açúcar refinado (pode ser cristal. Inclusive, foi o que eu usei nessa receita)
  • 5 ovos
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 200 g de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Preparo da calda para:

  1. Espalhe o açúcar no fundo de uma panela, e espere começar a dourar. Mexa cuidadosamente até ela ficar com uma cor de caramelo, mas cuidado para não queimar.
  2. Quando o açúcar estiver totalmente derretido e dourado, com uma cor translúcida, acrescente a água quente. Nesse momento, pode ser que o caramelo endureça, isso é normal! Continue com a panela no fogo que a calda vai voltar para a sua forma liquida. Deixe cozinhar até que a mesma fique em ponto de mel. Espere esfriar e forre todo o fundo de uma assadeira retangular, 28x17 com a calda e as banas em rodela. Reserve!
Preparo da massa:

Pão de ló


  1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela grande, coloque a manteiga e o açúcar e bata com uma colher de pau, até que forme um creme mais claro e homogêneo.
  2. Coloque os ovos, um a um, batendo sem parar entre cada adição.
  3. Acrescente a canela, a farinha e o fermento e continue batendo até que todos os ingredientes estejam envolvidos. Coloque a massa sobre as bananas com a calda e leve para assar, no forno já aquecido, por aproximadamente 40 a 45 minutos.
  4. Depois de assado, deixe esfriar na forma por aproximadamente 10 minutos, e então desenforme. 



2 comentários:

  1. Hummm esse bolinho ficou com um aspecto bem guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/salema-em-crosta-de-sal-com-salada-de.html

    ResponderExcluir
  2. ola boa tarde....gostaria de saber ....sobre essa receita de iogurte grego...daria pra fazer com iogurte ...aquele de lactobacilios???? meu email e' elisabeteem@ hotmailcom caso for posssivel alguem me responder....desde ja te agradeço

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...