Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

Spaguette de panela de pressão


Quando eu não tenho tempo para cozinhar, ou até mesmo quando estou com preguiça, eu recorro ao bom e velho macarrão de panela de pressão. 

Esse prato já é figurinha carimbada aqui em casa, e eu costumo dizer que é a minha especialidade. Faço de olhos fechados e com o que tiver pela frente, já ensinei vários amigos e agora é a hora de mostrar aqui como eu faço. Ao contrario do que muitos pensam, ele não passa do ponto, não fica pegajoso, não gruda no fundo da panela e fica uma delícia! Mas pra isso você tem que seguir duas dicas. 

1°- use sempre macarrão "grano duro" de boa qualidade
2°- respeite o tempo exato de cozimento e as medidas .


Receita:

Ingredientes:

  • 1 pacote de 500gr de spaguette
  • 2 sachês (ou latas) de molho de tomates
  • 1 litro de água
  • alho
  • pimenta moída na hora
  • cebola picada
  • 1 linguiça calabresa picada
  • um fio de azeite
  • Salsa e cebolinha
  • meia pimenta dedo de moça
  • sal (somente se necessário)
  • e outros temperos de sua preferência
  • 1 caixinha de creme de leite de boa qualidade
Preparo: 
  1. Coloque na panela o azeite e espere aquecer, junte a cebola o alho e em seguida a calabresa, refogue até que ela esteja levemente dourada.
  2. Adicione a água, o molho de tomates e os demais temperos. Espere ferver!
  3. Coloque o espaguete como a foto acima (não precisa partir o macarrão ao meio), e com o auxílio de um garfo grande, vá mexendo com cuidado para que o macarrão desça por completo, cozinhe por igual e não grude um no outro. Faça isso até ele está todo imerso no liquido. Mexa mais uma vez, espere ferver e tampe a panela.
  4. Conte cinco minutos a partir da pressão e apague o fogo. Leve a panela para a pia e tire a pressão na água, em baixo da torneira. 
  5. Abra a panela, coloque o creme de leite e mexa para misturar. Se o macarrão ainda estiver um pouco duro, ou se você achar que ainda tem liquido demais, tampe a panela novamente e espere com O FOGO APAGADO por mais três minutos. Após esse tempo, abra a panela, salpique algumas folhinhas verdes de sua preferência, como cebolinha, manjericão e etc... e sirva em seguida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...