Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Flam au caramel... (vulgo, pudim de leite)



O meu lado comedor de doce anda bem aguçado ultimamente, tenho feito sobremesas de uma forma até meio exagerada para quem não curtia muito.  Tem dia que do nada rola um brigadeiro pra comer de colher (feito no microondas, claro!)... daí fico eu, toda hora abrindo a geladeira e roubando um pouquinho, isso porque eu juro que a intenção é (ou seria) apenas uma colher sempre depois do almoço. Mas eu não resisto. Fazer o quê?

Esses dias andei desejando um pudim, mas não bastava ser um simples pudim, eu queria um pudim, leve, sem furinhos... lembrei que na minha apostila do IESB tinha uma receita que eu adorava, e que era de ingredientes "simples" (tirando a fava de baunilha), e ficava lindo, lisinho, tudo perfeito e do jeitinho que minhas lombrigas eu queria.  Claro, foi só o tempo de tirar a pasta do armário, abrir a apostila, separar os ingredientes e mãos a obra, para o pudim perfeito!





Flam au caramel (Pudim):

  • l lt de leite
  • 4 ovos inteiros passados na peneira
  • 6 gemas passadas da peneira
  • 250 g de açúcar (eu usei só a metade, e acho que ficou ótimo. Recomendo reduzir também)
  • 1 fava de baunilha (se não tiver, substitua por extrato ou essência de baunilha)
Caramelo:

  • 200 g de açúcar
  • 60 ml de água quente
  • suco de um limão



Preparo do caramelo:


  1. Derreta o açúcar, mas sem mexer com a colher, quando ele estiver começando a ficar dourado nas bordas, levante a panela do fogo e faça movimentos circulares, devolva a panela para o fogo e repita o movimento até que ele esteja todo derretido e com uma cor de caramelo uniforme. Em  seguida, acrescente a água quente e o limão, ela vai ferver, espere sem mexer até que se transforme em um caramelo. Distribua nas formas de pudim, ou em uma unica grande, colocando o caramelo no fundo, e fazendo movimentos circulares, até que ele esteja todo distribuído, no fundo e nas laterais. Reserve!

Preparo do pudim:



  1. Ferva o leite com a baunilha e a metade do açúcar (faça um corte no sentido do comprimento da fava, e com a ponta da faca raspe as sementinhas, coloque as sementes e também a fava na panela). Depois de ferver, apague o fogo e reserve!!! (espere esfriar até ficar morno)
  2. Misture os ovos, as gemas (peneirados) e a outra parte do açúcar, em seguida, adicione o leite, misturando delicadamente com uma colher, até que os ingredientes estejam todos envolvidos. Mas cuidado! Se você não gosta de furinhos, assim como eu, não faça movimentos rápidos para não criar bolhas de ar. 
  3. Coloque a mistura na forma já caramelizada e asse em banho maria, em forno pré aquecido 180°, por quarenta minutos, ou até que ele esteja firme nas bordas e ainda um pouco macio no centro. 
  4. Depois de assado, cubra com papel laminado e deixe na geladeira por seis horas ou de um dia para o outro.



Um comentário:

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...