Páginas

domingo, 13 de julho de 2014

Iogurte Grego, caseiro!!!



Semana passada, como de costume fui preparar o nosso iogurte natural para o café da manhã que tomamos durante a semana. Fiz uma quantidade exagerada, já com a intenção de dividir em duas partes. Uma deixar do modo tradicional e a outra parte transforma-la em iogurte grego. Gente, vocês não tem noção de como isso deu certo, e ficou perdidamente gostoso, consistente e cremoso, assim como aquele que a gente compra nos supermercados.



O método é o mesmo do iogurte caseiro, dá pra fazer quantos litros quiser, misturando apenas um copinho de iogurte à quantidade de leite desejada.


Editado:  Essa receita saiu na revista Casa e comida, em setembro de 2014 (nunca comentei sobre isso aqui), e foi a mais visualizadas dentre todas durante todo aquele ano. Para conferir click aqui

Ingredientes:


  • 1 copo de iogurte natural de boa qualidade
  •  Leite tipo "A"(de saquinho) quantos litros  você quiser  "Eu fiz com seis litros de leite e usei apenas um copo de iogurte. Não precisa ter medo, pode fazer que dá CERTO!"
  • Fava de baunilha (foi o que eu usei, porque era o que eu tinha em casa. Fica perdidamente delicioso e lindo (adoro esses pontinhos pretos!), mas eu não recomendo comprar por ser muito caro, substitua a fava por uma colher de extrato ou até mesmo a essência de baunilha, que vai ficar bom também!)
  • Açúcar ou adoçante a gosto



Preparo: 

Faça de um dia para o outro, de preferência a noite.


  1. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo para ferver. Apague e deixe amornar até o ponto de você conseguir colocar o dedo dentro e manter ele lá por exatos dez segundos e não se queimar.
  2. Adicione o iogurte e mexa bem para que ele se dissolva por completo no leite. Cubra a panela com um pano de prato, e um prato para abafar. Faça isso umas duas a três vezes seguidas para abafar bem. finalize com a tampa da panela e mais um pano de prato. Deixe lá, quetinho em cima do fogão, e só destampe a panela no outro dia.
  3. Pegue um bowl fundo e uma peneira que se encaixe no bowl, mas uma fralda limpa ou qualquer outro pano semelhante. Forre a peneira com a fralda, e com cuidado coloque  o iogurte sobre a peneira. Leve para geladeira e deixe lá  por aproximadamente duas horas e meia a três, para que saia o excesso de soro.
  4. Depois desse tempo na geladeira, o soro vai estar todo no bowl e o iogurte vai estar quase pronto (repare que ele reduziu bastante, mas isso é normal). Retire o iogurte da peneira, transfira para outro bowl limpo, adicione a baunilha, açúcar ou adoçante e bata com um mixer. Se não tiver um mixer, não tem problema, use um fouet ou uma colher de pau e misture bem, que vai dar certo.



Prontinho!!! Agora é só tampar direitinho e guardar na geladeira por aproximadamente cinco a seis dias, no máximo uma semana.


Bjuu e até breve!


10 comentários:

  1. oi Ana esse iogurte fica ótimo,faço ele até para molho de salada bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Da quantos vidros desses seu na foto... obrigado... adorei.. ameei a receita.

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo agora... la por nove da noite vou fazer o segundo passo... espero q de certo.. não tenho a fava.. só essência de baunilha aquela agua preta.. e vou adoça com açúcar de baunilha.. pode ser? Amei suas receitas.. parabéns p VC que divide sua sabedoria. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Thaís, me desculpe, mas só vi a sua mensagem hoje. Bom, não existe problema nenhum fazer com esses ingredientes. Espero que tenha dado certo e que você tenha gostado. Um beijo, pra você!

      Excluir
    2. Eu fiz.. ficou ótimo.. a segunda vez q fui fazer já errei na hora de coar com pano. E fiz com mesmo pano da primeira.. Existe algum pano especifico pra coar.?

      Excluir
    3. Oii Thaís, tudo bem? Que bom deu certo! Não, não tem pano específico pra coar não, mas eu gosto de dois jeitos... Ou com aquela toquinha branca descartável de elástico que se usa em cozinha, hospitais e etc... Ou fralda de pano, branca. Pra mim, esses dois são os melhores.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Olá Ana Paula, na minha região não tem leite de saquinho, posso substituir? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana Paula, na minha região não tem leite de saquinho, posso substituir? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuber Lopes, eu não sei te dizer porquê nunca fiz com outro tipo de leite. É importante que seja leite crú.

      Excluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...