Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

Naked cake, o meu bolo de aniversário


Sexta feira teve festinha por aqui, com direito a bolo e parabéns. Era comemoração de aniversário meu e do sogro. Fizemos uma reunião pequena, e eu como sempre, fiquei por conta das comidinhas e o marido das bebidas... fiz uma mesa de frios com pães, patês, geleias e antepastos, tudo no capricho. Fiz também o bolo, que por sinal, estava uma delícia! Olha que para eu dizer isso é porque o negócio estava bom mesmo hein?! Quem me conhece sabe que eu não sou fã de doces e nem muito menos de bolos recheados, já até falei sobre isso em algum lugar por aqui.

 Dessa vez eu quis fazer um bolo diferente, e me arrisquei no Naked cake, o famoso bolo pelado, ou bolo desconstruído que está dominando e sendo sensação em festinhas por aí a fora.

Receita do bolo: Para esse bolo eu fiz duas receitas


Massa:


  • 275 g de ovos (cada ovo pesa em média 55 g)
  • 120 g de açúcar refinado
  • 70 g de farinha de trigo
  • 50 g de amido de milho
  • 25 g de cacau em pó
  • 60 g de manteiga sem sal derretida na hora

Recheio: 

  • 3 receitas de Brigadeiro branco
  • 80 ml de conhaque
  • 50 g de uva passa
  • nozes e castanhas do pará laminadas 

Modo de preparo do bolo:

Genoise Vienense de chocolate

  1. Aqueça os ovos e o açúcar  em banho-maria á 40°C/45°C (se você não tem termômetro, faça o teste colocando o dedo. Se você não estiver sentindo o açúcar é porque está no ponto. Mas cuidado, para que não passe do ponto e os ovos não comecem a cozinhar)
  2. Bata os ovos até que ele tenha triplicado o volume, virado um creme fofo e claro e em ponto de letra (em que você faça uma letra com o dedo e ela continue nítida sem se desfazer) 
  3. Incorporar com movimentos envolventes a farinha de trigo peneirada junto com o cacau em pó e o amido de milho
  4. Colocar uma pequena parte dessa mistura em um outro bowl e homogeneizar com a manteiga derretida, mas não quente (sacrificar).
  5. Junte os dois preparos e coloque em uma forma untada  e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 35 a 40 minutos.

Modo de preparo do brigadeiro branco:

  1. 2 latas de leite condensado de boa qualidade
  2. 1 caixinha de creme de leite de boa qualidade
  3. 1/2 barra de chocolate branco picado
  4. 1 colher (sopa) manteiga sem sal
Em uma panela,coloque o leite condensado o creme de leite e cozinhe até que engrosse, mas não no ponto de enrolar. Deligue o fogo e coloque o chocolate branco e a manteiga. Mexa até que o chocolate tenha derretido por inteiro.


Montagem do bolo:

  1. Escorra as uvas passas e reserve! Com o liquido que você iria descartar, se quiser, faça uma calda para molhar o bolo. Junte com um pouco de creme de leite e leite condensado.
  2. divida o bolo em duas partes na horizontal, coloque uma camada de brigadeiro branco sobre o bolo, uvas passas e as castanhas laminadas, coloque a outra parte do bolo por cima do recheio e repita o mesmo processo se você fez mais de uma receita. 
  3. Finalize com frutas ou flores, e povilhe açúcar de confeiteiro por cima.

Maio, é também o mês de aniversário dos meus irmãos, Lila e Leto (apelidos), cada um em uma semana e do meu pai, que por coincidência, ironia do destino ou sorte nossa, é um dia antes do meu. Eu sempre brinquei com ele que o melhor presente de aniversário que ele teve na vida foi eu. rs... 

Quando criança, minha mãe fazia uma festa só para nós três.


2 comentários:

  1. Muitos parabéns atrasados querida e que festinha magnífica e cheia de coisas boas e o bolo, bem, esse está lindo, lindo e tão apetitoso e convidativo que fiquei a babar...
    Gostei da brincadeira que fazes com o teu pai... lol!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Ana! Muitas felicidades para você!
    Que delícia de bolo! Já vou levando a receita.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...