Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Iogurte natural, com calda de frutas vermelhas


Quando eu era criança, minha mãe tinha uma padaria onde vendia pães artesanais feitos por ela. Tinha aquele francês tradicional de qualquer padaria, mas o que fazia sucesso mesmo eram os pães e biscoitos feitos por ela. Mas isso não é conversa pra essa postagem não, o que tem haver a padaria com a receita de hoje, é a referência do leite que sobrava.

Sabe aquele leite de saquinho? Tipo "A". Pois é, o prazo de validade dele é bem curto... Se eu não me engano, eram de dois ou três dias. O Leite que sobrava na padaria, aqueles que não eram vendidos, minha mãe podia devolver, ou trocar por leites novos. Mas nem sempre ela trocava, os leites que sobravam na maioria das vezes ela fazia iogurte natural pra gente em casa. Receita super fácil e bem gostosa, rende um montão e pode ser batido com frutas


Receita do Iogurte:


  • 1 copo de iogurte natural de boa qualidade
  • 4 litros de leite 
Preparo:

  1. Ferva o leite, desligue o fogo e deixe amornar. Quando o leite estiver com a temperatura de 40°, ou que você consiga colocar o dedo mindinho e contar até 10, adicione  o yogurte e misture bem. 
  2. Tampe a panela com um pano de prato limpo e a tampa por cima e deixe descansar por doze horas ou uma noite inteira.
  3. Depois do descanso quando você destampar a panela, vai notar que ele vai estar bem firme em ponto de corte, ai é só pegar uma colher de pau e mexer bem. Está pronto! Adicione açúcar a gosto na hora de servir.
Calda de frutas vermelhas:

  • 400 g de morangos
  • 400 g de framboesas
  • 400 g de mirtilos
  • 400 g de amora
  • 1 1/ 2 xícara (chá) de açúcar ( a quantidade de açúcar, pode ser de acordo com o seu gosto. Eu particularmente, não gosto de nada muito doce)
  • 1 xícara (chá) de água
OBS: As frutas usadas para essa calda, foram todas compradas congeladas. Infelizmente, aqui no Rio Grande do Norte, não temos nem um tipo delas (pelo menos até hoje eu não encontrei nenhuma),  exceto morango, (que raramente encontramos nos mercados) e é vendido em uma bandeja pequenininha  por um preço absurdo. Então, quando elas aparecem nas gondolas mesmo sendo congeladas, fazemos festa. Pelo menos caldas e geleias, é certeza que teremos fresquinhas e com o privilégio de terem sido feitas em casa.

Preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve para o fogo. Deixe ferver por uns vinte minutos, ou até que o liquido tenha reduzido para 2/3 (dois terços).  Aqui você vai ter ainda, frutas inteiras. Eu gosto que fiquem algumas na calda.
  2. Bata a metade na panela mesmo (deixe a outra metade em pedaços só se preferir) com o mixer, mas se não tiver, pode usar o liquidificador, depois é só devolver para panela novamente e deixar ferver mais dez minutos e pronto. Deixe esfriar e sirva com o seu iogurte ou sobremesas.



6 comentários:

  1. Bom dia Ana Paula,
    Também preparo assim o iogurte caseiro, é delicioso, mais consistente, melhor sabor e mais saudável, muito boa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de fazer meu próprio iogurte, eu deixo o pote dentro do forno com a lâmpada acesa para manter aquecido. Adoro esses leites de saquinho, são uma delícia, pena mesmo que estraguem tão rápido.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!!! Está linda a taça :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ai que delicia.
    adorei a receita.
    Nunca fiz.
    Fique super curiosa para fazer.
    Beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula, vou preparar iogurte em casa qualquer dia desses. Muito bom saber que funciona.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!

    Vim visitar teu blog também! Parabéns, é lindo!

    Ah, e eu também a-d-o-r-o fazer iogurte em casa! Não sei se você viu, mas lá no pitadicas tem também! Eu costumo ainda tirar o soro, fica uma coalhada deliciosa!!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...