Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Bolo de maçã com canela e aveia

Esse bolo, sem duvida, é o melhor bolo que eu já comi em toda a minha vida. Palavras de Yohana!

Yohana, mais conhecida como Yoyo é minha sobrinha torta, que insiste em dizer que tudo que eu faço é bom, á começar pelo bolo de maçã. Essa semana que passou, nós tivemos o prazer de tê-la aqui em nossa humilde residência por alguns dias! Hoje, ela partiu de volta para Brasília, e deixou a gente aqui com o coração apertado cheio de saudade.

 

Todos os dias eu tentei ao máximo fazer com que ela se sentisse á vontade, coisa que eu acho que não seria tão difícil assim. Ou seria?? Logo que ela chegou aqui, a uma exata semana atrás, uma das primeiras coisas  que ela me disse foi; tia, você vai fazer aquele bolo de maçã pra mim não vai?? Claro que eu disse que sim né, afinal isso não me custaria nada. Mas os dias foram passando e eu enrolando, daí quando eu vi, já era hora dela ir embora. Mas como nunca é tarde pra nada (pelo menos a quela hora eu podia dizer isso, ainda tínhamos algumas horas antes dela partir), fiz o bolo!!


Esse bolo já foi postado também por mim, lá no Cumadis na cozinha, e essa receita, acredite, veio da mãe da mãe da Yoyo.

Yoyo, aqui vai a receita postada como eu havia prometido a você á muitos meses. Espero que tenha gostado do bolo e de passar mais uma vez uns dias com a gente. Você tem um lugar muito especial em nossas vidas, e lembre-se; a nossa casa é sua também. Volte sempre!! Beijos, cheios de saudade de todos nós.


Receita:

  • 100 g de manteiga sem sal ou em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 maçãs descascadas e picadas

Modo de preparo:

  1. Peneire a farinha com a canela e o fermento. Reserve!
  2. Bata na batedeira, os ovos com 3/4 do açúcar até dobrar de volume e virar um creme fofo e claro (deixe, + ou - duas colheres do açúcar para bater com a manteiga). Reserve os ovos batidos!
  3. Bata também na batedeira, a manteiga com o açúcar restante até virar um creme fofo e claro,  desligue a batedeira e misture com um pão duro ou uma colher de pau os demais ingredientes secos (farinha, canela e fermento peneirados junto com a aveia), até deixar todos os ingredientes envolvidos e bem misturados, acrescente a maçã e finalize com os ovos batidos, misturando delicadamente. 
  4. Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha, cubra com uma colher de açúcar refinado e canela e asse em forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 40 á 45 minutos. PS: Dê preferência para formas sem buraco no meio, a que eu usei era uma redonda inteira e pequena de, se não me engano uns 24 cm.
Uma ótima sugestão de consumo desse bolo, pelo menos pra mim, é de apenas ele morninho acompanhado de um delicioso chá.







   







14 comentários:

  1. Adoro bolos de maça e este tem mesmo um aspecto maravilhoso.
    BJ

    ResponderExcluir
  2. eu imagino o sabor dessa delicia.
    a carinha ta otima.
    beijo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmmmmmm Ana que delicia de bolo,a Yoyo tem toda a razão bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  4. Adoro bolos com maçã e este está uma delicia

    ResponderExcluir
  5. Paula, nunca fiz esse bolo e nunca tive a sorte de encontrar um pedacinho disponível lá na sua casa... Agora vai ser o jeito seguir certinho a receita pra matar a vontade, que tá me matando, e levar para avaliação da Yoyo!! hahahahaha.... Dificilmente chegará aos pés!!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Paula,
    Concordo com a Yoyo esse bolo é mesmo delicioso a combinação de ingredientes é perfeita, também gosto muito dele.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro bolo de maçã Ana Paula, o seu ficou lindo e com um aspecto delicioso!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. É uma mistura perfeita!! K aspecto delicioso :)
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Bolo de maçã é dos meus preferidos. Vou levar sua receita para experimentar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. Por favor, quero fazer esse bolo amanhã e estou com uma dúvida.... 100g de manteiga sem sal.. dá mais ou menos quantas colheres de sopa? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, é difícil estabelecer aqui uma proporção exata, sendo que eu nunca fiz um conversor de medidas. Mas levando em consideração essa sua pergunta eu vou pensar em fazer uma postagem com um conversor de medidas, usando utensílios que são mais comuns na grande parte das cozinhas.

      Quanto a sua pergunta, você tem que usar manteiga mesmo, não substitua por margarina e para facilitar é melhor que você pegue um tablete de 200 g, que é o que eu uso e partir ao meio. Pronto! Aí você terá as 100 g.

      Espero ter te ajudado.

      Bjuuu e obrigada!!!

      Excluir
  11. Olá, estou com uma dúvida, 100g de manteiga é igual a quantas colheres de sopa mais ou menos? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi no seu comentário anterior, mas fiquei com uma pulguinha atras da orelha e fui perguntar pro Google, lá eu vi várias postagens de sites e fórum diferentes dizendo que; Cada colher (sopa) pesa em torno de 15 g, então para 100 g, você vai usar em torno de 7 colheres.

      Mas, posso te dar um conselho???
      Vai na fé, por que cozinha é isso mesmo e as receitas podem se transformar, né? Dê o seu toque aí, que eu tenho certeza que vai dá certo. E ó, não esquece de voltar pra me dizer se fez, se gostou ou não. Manda uma foto dele pra mim.

      Bjuuuu!!!

      Excluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...