Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Bolo Nega Maluca



Relva, uma amiga de Brasília, que também mora aqui em Natal, esta fazendo uma reforma em sua casa, e por conta dessa reforma eu tive o prazer de tê-la em minha casa por uma semana. Durante esse período que ela passou por aqui, tivemos tardes de longas e prazerosas conversas acompanhadas de café, biscoitinho, bolinhos e etc... em uma dessas tardes, ela me surge com uma receita nostálgica, prática e deliciosa, que pra ela  remete fortes emoções. (Nostálgica, porque quem a ensinou foi sua mãe, que por circunstâncias adversas do destino, hoje não está mais entre nós). 

Desde então, tenho feito com uma certa frequência, só que dessa vez, eu fiz os caprichos da Maricota e coloquei uma coberturinnha de gananche que também é muito fácil e casa muito bem com o bolo. 

Adoro receitas práticas e gostosas e que não me obrigam a usar vários apetrechos para sua execução. 


Ingredientes:


  • 3 ovos batidos
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) açúcar
  • 1 xícara (chá) de Nescau ou chocolate em pó (Hoje, eu usei chocolate em pó, mas já fiz com nescau também e ficou tão bom quanto)
  • 1 xícara (chá) de óleo (Uso sempre de canola)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de água quente
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:

  1. Bata o bolo a mão e seguindo a ordem dos ingredientes. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, leve ao forno pré aquecido por 35 a 40 minutos ou até que você faça o teste do palito e o mesmo saia limpo.
Viu como essa receita é pratica??? Eu usei apenas um bowl, um fuet e uma xícara. Minha cozinha sorri pra mim quando eu faço um bolo e consigo deixa-la limpinha e sem bagunça (eu sou uma estrambelhada, deixo as coisas caírem no chão, derramo ingredientes, me queimo, me corto... em fim, sou gente e sem perfeição).

Cobertura:

  • 1 barra de chocolate meio amargo
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 colheres (sopa) bem generosas de Nutella
Quebre o chocolate, aqueça o creme de leite e quando ele começar a querer ferver nas laterais, apague o fogo e acrescente o chocolate picado. Mexa até derreter todo o chocolate, em seguida, coloque a nutella, mexa bem até misturar tudo e coloque sobre o bolo frio.

10 comentários:

  1. Uhmmm, adorei a receitinha!
    Ficou com uma carinha apetitosa! Vou anotar e testar, depois te conto!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula, bolo nega maluca realmente é um clássico que nos arremete aos velhos tempos de infância.Que maravilha ter uma companhia regada a delicias.Ficou divino seu bolo.Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Ana Paula,
    Lembro-me muito das tardes preguiçosas em Ponta Negra, na varanda da minha casa a lanchar... boas recordações.
    Este bolo é um lanche perfeitíssimo, com linda apresentação e delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Paula,
    Essa é das minhas: simples assim e gostosa. QUem não gosta de um bolinho Nega Maluca? E com essa cobertura de ganache...Delícia.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Paula adorei você ter colocado a receita no seu blog! Quero agradecer mais uma vez, por ter me recebido em sua casa. Esse bolo é mesmo prático e delicioso. Parabéns pelo blog! Você escreve muito bem. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relva, falei pra você que colocaria. Gosto de receitas assim, como eu disse antes.
      Eu é que tenho que te agradecer, venha sempre que quiser, e quando precisar, lembre-se; minha casa é uma extensão da sua! Bjuuuu!

      Excluir
  6. Fica colocando essas coisas gostosas ai depois eu fico mordendo a tela do telefone do computador etc etc etc kkkkkkkkkk ps : delicia

    ResponderExcluir
  7. Divinal esse bolinho, devo dizer que já tenho feito nega maluca e que nunca ficou com esse aspeto. Acho que o meu, apesar de saboroso, fica muito compacto, para a próxima não ou fazer na liquidificadora mas à mão. Beijinho de boas noite,

    ResponderExcluir
  8. Ola q delicia passando aqui para te conheçer e resolvi te seguir bjocas
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...