Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Pesto "Nordestino"


Pesto "nordestino", é assim que eu chamo esse molho delicioso. E o porquê que chamo assim??? Por ele ter sido preparado com a castanha, que o estado onde eu escolhi para morar, tem com muita fartura, a castanha de caju.  


Mesmo sendo da região, a castanha de caju por aqui não é tão baratinha não, mas é bem mais em conta que as tradicionais castanhas usadas no preparo do posto italiano, que são os pignoles e as nozes. Eu fiz essa versão, não pela economia, mas por ser de fácil acesso, e também para explorar um pouco mais o que a região tem para me oferecer. 



Pesto nordestino: Receita adaptada do curso de gastronomia. IESB - massas e molhos

Receita:



  • 1 dente de alho
  • 20 gr de castanha de caju
  • 30 gr manjericão
  • sal fino á gosto
  • pimenta branca moída na hora
  • 30 gr de queijo parmesão
  • 30 ml de azeite, ou o quanto bastar.
Preparo:

  1. O preparo do pesto tradicional Italiano, é feito no pilão, com um pouquinho de força e paciência para todos os ingredientes estarem moídos e misturados juntos, mas como nós temos em casa, utensílios que facilitam a nossa vida, vamos acelerar esse passo. 
  2. Processe todos os ingredientes. Se não tiver processador em casa, não tem problema, use o liquidificador, ou use sua força e paciência com o pilão. Sirva com torradas, brusquetas, saladas, ou massas.
*A castanha de caju, pode ser substituída por pignoles ou nozes, e o queijo parmesão por pecorino.




4 comentários:

  1. Eu adoro caju ,imagino que esse pesto tenha ficado divino
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, pesto com castanha de caju é bom demais, adoro e o seu ficou lindo!! Parabéns pela sua foto da caprese no pote ter sido a ganhadora no Panelinha, você realmente arrasou, sua foto ficou demais, assim como a salada!! Beijinhos

    ResponderExcluir

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...