Pesto "nordestino", é assim que eu chamo esse molho delicioso. E o porquê que chamo assim??? Por ele ter sido preparado com a castanha, que o estado onde eu escolhi para morar, tem com muita fartura, a castanha de caju.
Mesmo sendo da região, a castanha de caju por aqui não é tão baratinha não, mas é bem mais em conta que as tradicionais castanhas usadas no preparo do posto italiano, que são os pignoles e as nozes. Eu fiz essa versão, não pela economia, mas por ser de fácil acesso, e também para explorar um pouco mais o que a região tem para me oferecer.
Pesto nordestino: Receita adaptada do curso de gastronomia. IESB - massas e molhos
Receita:
- 1 dente de alho
- 20 gr de castanha de caju
- 30 gr manjericão
- sal fino á gosto
- pimenta branca moída na hora
- 30 gr de queijo parmesão
- 30 ml de azeite, ou o quanto bastar.
Preparo:
- O preparo do pesto tradicional Italiano, é feito no pilão, com um pouquinho de força e paciência para todos os ingredientes estarem moídos e misturados juntos, mas como nós temos em casa, utensílios que facilitam a nossa vida, vamos acelerar esse passo.
- Processe todos os ingredientes. Se não tiver processador em casa, não tem problema, use o liquidificador, ou use sua força e paciência com o pilão. Sirva com torradas, brusquetas, saladas, ou massas.
*A castanha de caju, pode ser substituída por pignoles ou nozes, e o queijo parmesão por pecorino.
Adoro cajú, vou experimentar de certeza!
ResponderExcluirhummmmmmm delicia bjs Rosinha
ResponderExcluirEu adoro caju ,imagino que esse pesto tenha ficado divino
ResponderExcluirbjs
Que delícia, pesto com castanha de caju é bom demais, adoro e o seu ficou lindo!! Parabéns pela sua foto da caprese no pote ter sido a ganhadora no Panelinha, você realmente arrasou, sua foto ficou demais, assim como a salada!! Beijinhos
ResponderExcluir