Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Frango desfiado

      Eu tô trazendo hoje uma coisinha bem simples que é de hábito meu fazer sempre aqui em casa. 

      Eu não sou fã de comprar frangos inteiros não, mas de vez em quando compro e não é pra fazer assado, ao molho, frito e etc... Não!!! Eu compro pra quebrar galhos em momentos de aperto, tipo rechear um Wrap, fazer uma panqueca rápida, uma torta de liquidificador.... 

    Você deve estar se perguntando como assim um frango inteiro pode ser para quebrar galho em momentos de aperto né?! Imaginei isso! heheheee...

                                   

         É que eu faço o seguinte; cozinho o frango na pressão, com água e temperos (alho poró, salsa, pimenta cebola, orégano, sal e tudo mais que me der na telha), cozinho bastante até ele chegar ao ponto de  soltar do osso (mais ou menos uns 30 a 35 minutos), tiro da panela, (Não descarto a água por que depois ela serve para eu fazer um delicioso risoto),  desfio com o auxílio de dois garfos, e retempero refolgando, com cebola, alho, cheiro verde. Espero esfriar, separo em porções dentro de saco plástico e congelo. Pronto! Depois disso, toda vez que eu tô no aperto, e com pressa é só tirar do congelador, colocar no micro por uns minutinhos e fazer o que eu quiser.

         Claro que eu prefiro tudo fresquinho, mas como o tempo hoje é valioso, eu tenho que deixar algumas coisas meio caminho andado, pra que de ultima hora eu tenha mais recursos pra me virar nos trinta.

        Ahhhh, o caldo eu espero esfriar para descartar aquela gordura que se acumula na superfície, côo, coloco em potes de sorvete e congelo.

        Bom, esse é um dos recursos que eu uso na minha cozinha para me salvar do aperto de vez em quando, e que me quebra  um galhão  viu?!

Bjuuu e até amanhã!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Feliz aniversário amiga!

      Parabéns, parabéns, hoje é o seu dia que dia mais feliiz...



    A postagem de hoje é especial!! Especial porque é aniversário da minha querida e amada amiga Camila Mesquita do Pitaco gastronômico que pra quem ainda não sabe a nossa amizade não nasceu aqui no mundo virtual, ela vem de muiiitos carnavais antes dele.

     Amiga, te trago esse simbólico bolo em nome da nossa amizade e com ele, quero te desejar zilhooooões de alegria no seu dia, que você tenha muita paz, amor, saúde e sucesso em tudo e que seus caminhos permaneçam sempre iluminados, para que você possa continuar a iluminar também aqueles que têm a oportunidade de trilhar com você, um trechinho desta longa jornada! 

    Um beijo bem grande pra você, e o abraço eu te dou mais tarde! Feliz dia!

   




quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bolo de leite condensado

 Pode parecer meio pessimismo meu, mas eu fiz esse bolo ontem achando que ele não daria certo. É que quando eu vi que era no liquidificador e, com leite condensado fiquei com medo dele pesar na massa e ficar aquele bolo solado, sem gosto (como eu sou curiosa, fui correndo tirar a prova dos nove)...  

Mas foi puro engano, o bolo é uma delícia e o melhor de tudo, super mega hiper ultra prático e rápido de fazer.  Sem contar na louça e na bagunça da cozinha que é quase ZERO né?! (isso me faz tão feliz!).


A receita desse bolo eu encontrei  aqui,
                                                  

       
Ingredientes:


  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 lata de manteiga sem sal (use para medir a mesma do leite condensado)
  • 1 lata de farinha de trigo
  • 4 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) fermento em pó

                

Como fazer:

  1. Coloque os quatro primeiro ingredientes no liquidificador e bata até misturar todos. Desligue o liquidificador e acrescente o fermento ( a Paty pede na receita dela para misturar com um garfo, mas eu fiz isso no liquidificador mesmo) e ligue mais uma vez até o fermento misturar em toda a massa.
  2. Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha de rosca e asse em forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos. Desenforme frio!
          
        Eu preparei essa receita enquanto fazia o almoço, e tenho certeza que farei mais vezes. Já até coloquei na minha lista de receitas preferidas (apesar de já esta plantada na cabeça né?!).

Espero que vocês também gostem.

Bjuuu e até!!!  






  
                                   

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Almondegas

 Gente, carne moída tem o dom de mexer com a nossa criatividade né??? Basta ter um pouquinho dela, um ingrediente aqui outro ali e já se tem uma coisa boa e gostosa pra gente comer. Aqui rola de tudo, o clássico molho á bolonhesa, rocambole, abobrinha e berinjela recheadas, charuto, escondidinho, quibe cru e assado, recheio para tortas e mais um monte de outras coisas gostosas que eu não me lembro agora.

 Hoje rolou almondegas, que pra te falar a verdade ficou pra lá de boas viu!

      Usei uma receitinha bem fácil, que minha mãe costuma fazer.


            Ingredientes:


  • 1/2 kg de carne (de sua preferência) moída. (eu sempre peço pra moer na hora, e tenho preferência por músculo, acho mais saborosa e tenho certeza que não vem aquele monte de mistura de outras carnes e gordura juntos)
  • 1 ovo
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 colher de farinha de trigo
  • Temperos à gosto ( eu usei, pimenta moída na hora, tomilho, orégano, salsa, cebolinha, sal e três dentes de alho esmagados)


          Molho: 

  • 1 lata de tomates pelados
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 colher de manteiga
  • Cebola
  • alho
  • Temperos ( usei os de sempre, tomilho, orégano, salsa)
  • 1 colher (sobremesa) de mostarda amarela
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • sal á gosto
  • 300 ml de água quente




Modo de preparo das almondegas:


  1. Em um bowl, coloque a carne moída, o ovo, as farinhas e os temperos e misture com as mãos até que todos os ingredientes estejam envolvidos.
  2. Com uma colher pegue porções de carne e enrole com as mãos. Reserve!

Modo de preparo do molho:

  1. Refogue a cebola e o alho na manteiga adicione os tomates pelados, e vá desmanchando com a ajuda de uma colher de pau
  2. Adicione o extrato de tomate, mexa e deixe ferver, coloque o açúcar e os temperos  e em seguida a água. Deixe ferver.
  3. Coloque as almondegas, uma a uma ao lado da outra e espere cozinhar sem mexer. (Como sempre, eu nem me liguei em marcar o tempo, mas fique de olho aí, porque é rápido, mais ou menos uns 20 minutos e esta pronto).  Essa receita me rendeu quinze almondegas de um tamanho bom.
         Sirva com arroz branco ou uma massa de sua preferencia. 
  

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Penne de 5 minutos

Bom diaaaaa!!! Andei sumida esse fim de semana né?? É eu sei, é que a Ana fez um aninho na quarta feira que passou, e no sábado eu andei ocupada com os preparativos da festinha dela, que apesar de ter sido uma coisa pequena e pouca só pra família, tomou todo o meu tempo e acabou me deixando exausta por até dois dias depois.

 Domingo à noite, depois de arrumar toda a bagunça e eu estar só a capa do Batmam, estava também morrendo de fome, mas sem forças pra fazer algo mais elaborado, daí me peguei de novo com o meu bom e velho companheiro que agrada a gregos e troianos. Penne na panela de pressão.  


         Até hoje eu não sei dizer pra vocês porque que esse prato tão clássico e popular da minha cozinha ainda não tinha vindo parar por aqui acho que é porque eu já havia postado lá no Cumadis, aí fiquei meio que acomodada, mas como tem gente que nunca passou por lá, e que vive conversando por aqui e ainda não conhece essa delicia tão prática, hoje vai.


Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 lata de molho de tomate pronto
  • 1 lata de atum (hoje eu usei duas)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 cubos de caldo de carne 
  • 1 fio de azeite ou óleo 
  • 1 pacote de Penne ( eu uso grano duro)
  • Mussarella em cubos a gosto


Modo de fazer:


    Coloque na panela de pressão a água junto com o molho de tomate, atum, azeite e os cubos de carne e espere ferver! Em seguida coloque a massa e mexa com uma colher para misturar todos os ingredientes. Tampe a panela e conte 5 (cinco) minutos exatos a partir da pressão. Coloque a panela na pia com a válvula em baixo da torneira para tirar a pressão, abra a panela e coloque o creme de leite e os cubos de queijo e mexa novamente.

Ps: Se a massa ainda não estiver no seu ponto de cozimento desejado, tampe a panela e deixe por mais três minutos a panela tampada com o fogo desligado. Depois é só abrir e pronto! Sirva em seguida!

   A primeira vez que eu comi essa massa foi na casa de uma amiga minha, em um jantar de aniversário dela, ele foi servido junto com outras massas, mas foi a sensação da noite. Todo mundo amou, mas ninguém sabia como ele tinha sido preparado, aí dias depois eu pedi a receita e fiquei surpresa por ser na panela de pressão tudo junto. Confesso que demorei a fazer por que fiquei insegura, mas depois que fiz a primeira vez eu nunca mais parei e tô sempre variando nos ingredientes, e digo mais... Todos os amigos, irmãos, primos, papagaios e periquitos que aqui provaram, levaram pra casa a receita, e eu tenho certeza que o mesmo vai acontecer ai com vocês.   Façam e espere os elogios!!!

    

Bjuuuu e até!
       





quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Batatas rústicas

        Há muitos dias atrás eu comprei umas batatas, na intenção de fazer sanfonadas, mas as bichinhas não tinham o tamanho ideal para o que pede a receita. Daí elas ficaram lá na gaveta esquecidas e quase que abandonadas.
 
        Toda vez que eu abria a geladeira, as coitadinhas olhavam pra mim com uma cara de... Por favor, me use!!  rs...
        Ontem, um pouco mais inspirada a usá las, e com uma vontade tremenda de comer batatas, resolvi fazer delas, batatas rústicas. 
 
 
                
       Eu usei três batatas médias, lavadas e cortadas com a casca no sentido do comprimento (cortes grosseiros, nada certinho), reguei com azeite, sal, cebola, alho e salsa desidratados, orégano e tomilho.
     
                                                                                                                          Batatas cruas, antes de ir pro forno
               

           Coloquei em um refratário, cobri com papel laminado e levei pro forno pré aquecido por meia hora e depois mais uns vinte minutos descoberto para dar uma gratinada (lembrando que o tempo varia de acordo com o forno, e também com a quantidade de batatas).

   
       
         De uma forma bem simples e gostosa, eu também pude satisfazer a vontade da Maricotinha, que também é muito fã de batatas e adora uma "fritas" (e essa não deixa nada a desejar, muito pelo contrário, ela é bem mais gostosa, saudável e não deixa a casa com aquele cheiro de gordura insuportável).

        Dica: Se preferir salpique queijo parmesão e leve de volta para o forno por mais alguns minutos. Sirva como guarnição de um assado de sua preferência, acompanhando uma boa salada verde. 

Bjuuu e até breve!


   
   


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Bolo de cenoura, nozes e especiarias

 Olá pessoas,!!!!

Esse bolo eu já estava pra postar a um tempão, desde a época do cumadis, mas aí, uma coisinha ali outra acolá, nunca rolava.  Até agora eu não consegui entender o porquê, já que eu gosto tanto dele.

A maioria das vezes eu dizia que era por causa das fotos que não ficaram boas, ou simplesmente por que eu me esqueci de tirá las. Acontece que hoje, depois de eu fazer e coar um suco de laranja com cenoura eu fiquei com dó de jogar fora o bagaço, poupa (sei lá como devo chamar isso) que estava na peneira, eu falei comigo.... Daqui poderia sair um bolo de cenoura né, e de quebra, ainda com um toque de laranja. hehehee....


Num é que o danado ficou bom?!

Essa receita é do Ateliê de doces da Syomara Barchini, e como ela diz lá, esse bolo além de ser muiito gostoso, ele é também nutritivo e se você tiver em casa crianças que entortam a cara quando vê verdura, ele passa a ser uma boa dica (aqui em casa eu não tenho esse problema, as crianças comem de tudo. Graças!), a cobertura dá o toque final, e ainda fazem os pequenos lamberem os dedos. Nhammmm!!


        Para quem tiver interesse na receita, aqui vai!.


Ingredientes para o bolo:


  • 2 cenouras médias raladas
  • 170 ml de óleo de canola
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 2 claras em neve
  • 60 gr de açúcar para as claras
  • 1 ovo mais 1 gema em temperatura ambiente
  • 160 gr  de açúcar ( eu usei só 100 gs, porque o primeiro que eu fiz ficou muito doce, mas se você gostar, faça como pede a receita)

Opcional:

  • 1/4 de colher (chá) de gemgibre em pó
  • 1/4 de colher (chá) canela em pó
  • 1/4 de cravo moído
  • 1/2 xícara (chá) de nozes


Modo de preparo:


  1. Pré aqueça o forno a 180° e unte a forma com manteiga e farinha (eu dou preferência a farinha de rosca, ela não deixa o bolo grudar de jeito nem um e facilita na hora de desenformar o bolo mesmo estando quente).
  2. Em uma tigela peneire a farinha o fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Se optar pelas especiarias, peneire também.
  3. Bata as claras por dois minutos e vá acrescentando o açúcar aos poucos (tem que ficar uma mistura cremosa para não ressecar a massa), transfira para uma vasilha e reserve!
  4. Na batedeira coloque as gemas e o açúcar e bata até dobrar de volume, acrescente o óleo e bata até misturar. Desligue a batedeira!Acrescente a cenoura ralada e misture novamente, aos poucos vá acrescentando a farinha e em seguida as nozes
  5. Por fim, acrescente as claras batidas com movimentos envolventes, de baixo para cima (use um pão duro)
  6. Coloque na forma untada e enfarinhada e leve ao forno por aproximadamente uma hora. Não abra o forno antes de sentir o cheiro do bolo pela casa. O bolo estará pronto quando inserir um palito de dente e o mesmo sair seco.



Calda:

  • 1/2 xícara de leite
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) de açucar
       


Leve a calda ao fogo baixo com todos os ingredientes, mexendo de vez em quando até  engrossar. Jogue em cima do bolo já frio.

 Esse bolo é divinamente bom, e pra vocês entenderem isso, só fazendo aí na cozinha de vocês. Pera aí rapidinho que eu vou ali pegar mais um pedaço e mais tarde eu volto pra gente conversar um pouquinho mais.


Bjuuuu e até daqui a pouco.


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Bolo de caneca

Ontem o João Paulo foi mais uma vez pra cozinha, só que dessa vez pra fazer uma receita típica de adolescente, bolo de caneca. E como tudo que se passa na nossa cozinha a gente registra e se der certo vem pra cá, aqui esta!

Eu já postei esse bolo lá no cumadis, e confesso que desde então, essa receita só tem sido praticada pelo João, que volta e meia anda fazendo a alegria da galera aqui, lá na minha mãe, na casa dos primos e amigos. 
                                                                                                                              15 minutos no forno
       
Ingredientes:
  • 1 ovo 
  • 4 colheres (sopa) de açúcar 
  • 2 colheres (sopa) de maionese 
  • 2 colheres (sopa) leite 
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 
  • 3 colhers (sopa) de Nutella 
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 
  • ¹/² colher (chá) de fermento em pó para bolo. 


Como fazer:

 Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Depois coloque em canecas ou  xícaras de chá untadas com manteiga (se quiser desenformar tem que enfarinhar também!), que aguentem o calor do forno. Mas cuidado!!! Coloque só até a metade por que a massa cresce muito. Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

Se preferir você pode fazer também no microondas, por apenas 2 minutos, mas não encha a caneca se não vai acontecer o mesmo que aconteceu com o guloso e apressado do João (e olha que aqui ele só colocou 3/4) se tivesse  me escutado, isso não teria acontecido.
                                                                                                                                             2 minutos no micro  

 Eu só estou precisando me informar se ele anda deixando bagunça nas cozinhas alheias, assim como ele fez aqui ontem, deixou a louça toda suja pra eu lavar. Dei um desconto em João.

          Bjuuuu e uma boa semana a todos!!!
    

domingo, 16 de setembro de 2012

Tomates pelados

 Essa semana uma amiga me ligou perguntando como eu fazia para tirar a pele dos tomates, eu ensinei do mesmo modo que eu aprendi em uma aula de cozinha básica, mas em seguida ela me retornou dizendo que o tomate dela estava desmanchando, e perguntou porque teria dado errado. Claro que como eu não estava lá, não poderia responder a pergunta dela, mas imaginei que pudesse ter sido o tempo á mais na água fervendo.


Bom, depois do insucesso dos tomates sem pele da Cris, ela me perguntou se eu não poderia colocar no blog, com fotos do passo a passo. Claro que eu posso Cris, e eles estão aqui, especialmente para você amiga, e todo mundo que me acompanha conversando e cozinhando.

    
Como fazer:


  1.  Com uma faca, faça uma cruz em cima do tomate
  2. Com a ponta da faca retire aquele olhinho que fica na parte de baixo dele
  3. Em uma panela com água fervendo, coloque o tomate e deixe de 10 a 20 segundos no máximo
  4. Retire o tomate e de um choque térmico (água com gelo) para romper o calor e parar o cozimento 
  5. Agora é só puxar a pele com a mão que ela sai com facilidade. Pronto!
Obs: Se o tomante estiver meio verde, você vai precisar de um pouco mais do que 20 segundos, então fique atento (a) na panela.

 Cris, as fotos não ficaram tão boas, mas dá pra entender, eu espero que agora eu tenha te ajudado.
 Me conta depois se você conseguiu.

Bjuuuuu e até breve!

sábado, 15 de setembro de 2012

Almoço de sàbado

          Gente, tá difícil de suportar esse calorão aqui de Brasília viu!!! Dá desanimo até pra comer, mas como saco vazio não segura em pé, a gente tem que se rebolar. Graças a Deus nós temos a opção de improvisarmos uma boa salada com o que temos na geladeira, que pra minha sorte hoje estava farta (fiz feira na quinta). 


          De uma forma simples e bem gostosa eu preparei o nosso almoço (meu do João e do amoreco, as meninas não estavam em casa), eu usei alfaces, roxo e americano, fatiei no madolin pepino e rabanete para que eles ficassem bem fininhos, ralei cenoura de cumprido, coloquei atum em pedaços, cortei tomatinhos e palmito, misturei tudo, joguei croutons e temperei somente com limão azeite e sal, e fizemos um suco de limão com hortelã bem gelado pra acompanhar. Pronto!!! Esse foi o nosso almoço, simples, rápido, fácil gostoso e saudável .

         Melhor que isso agora, só pegar a minha galera por completo (marido e filhos) e irmos todos tomar um banho de piscina na casa da sogra.

        Um beijo a todos e bom fim de semana!!!!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Coalhada seca

Primeiro quero me desculpar pelos comentários de post´s anteriores que eu ainda não tive tempo de responder, e de visitas que eu estou devendo aos blogs amigos que eu tanto amo (sem vocês eu não vivo mais. FATO!). É que por esses dias eu andei meio mal, e ainda tenho três lindos filhos, que tomam muito o meu tempo.
Eu não tenho conseguido fazer quase nada, mas o pouquinho que eu faço, eu tento registrar e trazer pra cá para dividir com vocês.
Ando fazendo com uma certa frequência aqui em casa essa coalhada seca que é mais uma das receitinhas que eu aprendi com a Dona Alice. Dona Alice, pra quem não conhece, é uma senhora muito sábia que estuda gastronomia comigo, ela sempre tem na manga umas receitinhas bem práticas e gostosas, e vive dividindo com a galera da sala. Já falei dela lá no Cumadis, e aqui também.



 A receita dessa coalhada, não tem muito mistério não, mas requer um pouco de paciência, se você gostar e tiver interesse de fazer para comer no mesmo dia, faça com pelo menos seis horas de antecedência, mas se tiver tempo deixe de um dia para o outro (eu já fiz dos dois jeitos, e prefiro de um dia para o outro, o resultado fica bem melhor). Ps: Esse amarelinho aí na foto é azeite tá pessoal.

       
Para fazer a coalhada você vai precisar de:


  • 1 L de leite integral
  • 1 copo de iogurte natural

Passo a passo da receita:





  1. Coloque o leite numa panela e leve para o fogo. Desligue assim que começar a ferver e aguarde que ele fique morno (para saber se está na temperatura ideal coloque o seu dedo indicador dentro da panela e conte até 10 segundos. Se você aguentar, é porque o leite já esta no ponto em que pede a receita).
  2. Acrescente o iogurte ao leite morno e mexa bem. Coloque um prato tampando a panela e cubra com um pano
  3. Guarde no forno desligado de um dia para outro.
  4. Após o tempo indicado, pegue um pano branco de algodão, de preferência uma fralda e coloque sobre uma peneira grande ou um escorredor de macarrão, coloque o a mistura que vai estar na panela e (tem uma consistência muito parecida com a do iogurte natural) e espere sair todo o soro (isso requer tempo, tenha paciência!), mais ou menos uma hora e meia a duas.  De vez em quando de uma mexida no pano para que a parte de cima vá aos poucos para baixo e ele coe todo por igual.

 A consistência final é parecida com a de um creme cheese, com um leve azedinho no final. Bem gostoso viu, eu recomendo! Regue azeite se desejar.
        
 A Dona Alice, me disse que usa essa coalhada para preparos de biscoitos, sobremesas, passar no pão do café da manhã e mais um monte de outras coisas... Eu espero conseguir com ela, alguma dessas receitas.
         

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Croutouns

 Ontem eu fui ao mercado, e passeando entre as prateleiras, eu me deparei com uma caixa de croutons, parei pra olhar, pois eu estava ali mesmo com a intenção de comprar alguns ingredientes para uma salada, e ele acompanharia muito bem. Quando eu vi o preço não acreditei, R$ 8, 90. Eu disse: Oquêeeeee?? Oito reais e noventa centavos por menos de quatrocentos gramas de pão picadinho e torrado??? Não! Eu não dou!

Não que eu ache caro esse valor, acho apenas que não vale, e com esse dinheiro eu posso fazer umas seis vezes mais do que essa quantidade que esta na caixinha, e ainda fazer mais gostoso.


                             
       
 Então foi isso mesmo que eu fiz. Cheguei em casa, coloquei o forno pra aquecer, e fui cortar os pães, colocar pra torrar e em seguida fazer minha salada                                                                                                      
                                                                                                                           
                                                                                                                                     antes de ir pro forno
        

Ingredientes:


  • 8 fatias de pão de forma 
  • azeite a gosto 
  • orégano a gosto
Como fazer:

  1. Corte os pães em cubos, coloque em uma assadeira, regue com azeite extra virgem e tempere com orégano.
  2.  Coloque no forno já quente e, de cinco em cinco minutos  tire do forno pra mexer (misturando de baixo pra cima para que eles assem por igual) até que estejam ao seu gosto.
      Eu tenho certeza que o meu croutons, é bem mais gostoso do que aquele que estava na caixinha lá na prateleira do mercado e vocês, o que acham?

Bjuuuu e até breve!







segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tabule

Ontem eu pude me dar o capricho de satisfazer uma vontade minha, só minha.

Eu já andava á alguns dias numa vontade danada de comer tabule, mas um tabule feito por mim, com o meu tempero, sem muitos ingredientes e acompanhado apenas de um super suco, também muito gostoso e refrescante. Suco de limão com capim santo bemmmm gelado! Receitinha da Dona Alice (em breve postarei ele aqui). 

Tabule é uma salada Libanesa, que geralmente é usada  como aperitivo e servida com pão pita (sírio).  No Líbano, ele é servido sobre folhas de alface, e aqui no Brasil ele é e consumido da mesma forma por ser uma salada leve e refrescante. 


Ingredientes:


  • 150 gr de trigo para quibe
  • 300 ml de água quente
  • 1 tomate sem pele e sem caroço cortado em cubos pequenos
  • 1/2 cebola roxa cortada em cubos pequenos
  • 1/2 cebola branca  cortada em cubos pequenos
  • 1/2 pimentão (esse foi por minha conta, é opcional)
  • 1/2 xícara de hortelã picada
  • 1/2 xícara de salsa picada
  • Suco de 1 limão
  • pimenta moída na hora q/n
  • sal q/n
  • Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo:

  1.  hidrate o trigo com a água quente (espere que ele absorva toda a água) Deixe esfriar!
  2. Depois de frio, misture com os demais ingredientes.
  3. Sirva como salada ou como aperitivo, acompanhado de pão pita (sírio) 
         Nesse calorão seco aqui do cerrado, ele tem caído muito bem viu, a turma aqui em casa adora e a gente consome ele bem geladinho.     


Bjuuu no coração de vocês e até daqui a pouco!!!!

sábado, 8 de setembro de 2012

Escondidinho de linguiça de frango

      No aniversário da minha mãe, minha cunhada levou uns pastéis que são pra lá de deliciosos, recheados de linguicinha de frango (aquelas bem fininhas), couve e queijo mozzarella, eu sem nem perceber comi um monte e, já fiquei pensando em fazer em casa depois. No outro dia ficou eu e o João Paulo falando a respeito desse tão gostoso pastelzinho e ai começamos a viajar na batatinha... E se a gente fizesse um escondidinho de batata com o mesmo recheio? Será que ficaria bom? Não sei, só testando pra ver.  Então vamos por a mão na massa e vê no que vai dar.

                     
      Fiz um purê de batatas (tudo no olhometro mesmo galera), levei a linguiça no microondas por oito minutos, (só pra facilitar na hora de cortar e ela não ficar desmanchando), passei na frigideira (sem óleo), ralei o queijo e montei na seguinte sequência: Purê, linguiça, queijo mozzarella, couve crua fatiada e, finalizei com o purê. Fiz em porções individuais (acho que fica mais gostoso assim, quando cada um tem a sua porção ali já prontinha e, sem contar no charme também depois de pronto né!?!), depois foi só levar pro forno e esperar gratinar (não marquei o tempo). 

           Não é que deu super certo! O resultado foi surpreendente e o escondidinho ficou uma delícia.

          Esse foi o nosso almoço.

       
Bjuuuu e até daqui a pouco! 








terça-feira, 4 de setembro de 2012

Lanche de última hora Tirei do forno e não esperei nem esfriar. Mandei pra dentro cheia de vontade, e te digo mais... Estava uma delícia! (Como dizia o meu tio Dimas que á muito já se foi, o melhor tempero é a fome!).


E põe ultima hora nisso viu!!! Já se passavam da meia noite quando me bateu aquela fome de leão, e eu não tinha nada pronto pra comer. 

Me salvei com um Wrap que estava bem ali escondidinho na geladeira. Coloquei sobre ele uns tomatinhos em rodela, brócolis cozido do almoço, lascas de parmesão e pedacinhos de gorgonzola.


Joguei uma pimentinha calabresa e levei pro forno bem quente por alguns minutos, só o tempo dos queijos se misturarem.

    
Tirei do forno e não esperei nem esfriar. Mandei pra dentro cheia de vontade, e te digo mais... Estava uma delícia! (Como dizia o meu tio Dimas que á muito já se foi, o melhor tempero é a fome!).


Tenham todos um lindo dia.

Bjuuuuuu e até mas tarde!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Babaganuche

 Setembro chega e parece que os ares do bem chegam junto. Eu adoro! Me sinto mais disposta e feliz essa época, e acho que a maioria das pessoas também se sentem dessa forma.

 No sábado eu já acordei querendo fazer alguma coisa gostosa pra de noite. Já fazia algum tempo que por aqui não rolava nada. Junior esta numa maratona intensa de estudos e eu cada dia mais cansada dos afazeres (cuidar de casa e crianças não é fácil). Aproveitamos que esse fim de semana ele não teve aula e a nossa rotina por incrível que pareça  andava meio tranquila, para relaxar e tomarmos um vinho verde, bemmm gelado, bemmm gostoso que só de lembrar eu já estou salivando.  O tempo colaborou bastante, graças a Deus já não esta mais fazendo aqueeele frio e a gente  pode ficar lá fora um pouquinho, vendo a lua e jogando conversa fora.

    
  

     Pra acompanhar eu fiz um babaganuche, apesar de eu achar que ele combina muito mais com cerveja, dessa vez ele foi com vinho mesmo.

     Babaganuche é um quitute Árabe, ótimo para ser consumido em dias refrescantes acompanhado de uma cervejinha bem gelada ou qualquer outra bebida que seja de gosto de quem vai apreciar esse tão gostoso patê.  (servido com pão pita)


Ingredientes:
  •  3 berinjelas lavadas
  • 2 colheres de tahine (pasta de gergelim) 
  • suco de meio limão
  • 1 dente de alho
  • sal q/n
  • azeite q/n
  • Pão pita (sírio)

Como fazer:
  1. coloque as berinjelas em uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até que estejam murchas ( se preferir você pode espetar em um grafo e levar diretamente sobre a chama do fogão, ou nas brasas de uma churrasqueira) Sabor fica igualmente bom.
  2. Parta as berinjelas ao meio e raspe com um garfo toda a polpa
  3. Bata no liquidificador a polpa das berinjelas junto com o tahine, suco de limão o alho e o sal
  4. Coloque em uma travessa, regue azeite e sirva com pão Pita (sírio)


        Esse patê é um exemplo da versatilidade das berinjelas, que eu simplesmente amo! Se você ainda não conhece, vale a pena experimentar.
        Se você fizer, me conta o que achou.

Bjuuu e até breve!

 




sábado, 1 de setembro de 2012

Spaguett du chef

    Hoje fui fazer as compras do mês com o marido e as meninas (Maria e Ana), o João (filho mais velho, 13) preferiu ficar em casa com a desculpa de que tinha acabado de chegar da escola e estava muito cansado. Claro que nós acreditamos que aquilo era apenas uma desculpa para ficar mais tempo no vídeo game, afinal, apesar de ser um menino lindo e muito novinho, também merece ter o seu momento de descanso.

      No caminho de volta, decidimos que chegando em casa íamos pedir uma pizza, pois já estava tarde e eu não tinha pique nenhum pra encarar a cozinha aquela hora pura desculpa, tinha um monte de louça suja na pia e eu não estava nem um pingo a fim de lavar, chegando em casa fomos surpreendidos com a louça toda lavada e um Chef na nossa cozinha o chef dos pirralhos. João Paulo estava preparando um espaguete (para nooossa alegriiiia) e mais... Com toda certeza do mundo que eu postaria aqui. Menino esperto ele né?! heheheheee...

    
     

   Claro que eu não ia fazer essa desfeita com ele né?! Afinal, ele é um menino prendado e que merece elogios, e se era pra postar aqui, aqui está.

  Quando eu estava grávida da Ana, volta e meia ele assumia o meu posto na cozinha e fazia um macarrãozinho pra animar as nossas noites e o de hoje ficou muito gostoso, como todos os outros que ele já fez (eu dei uma ajudinha apenas na apresentação final).

      Na receita ele usou meio pacote de espaguete, mas dois sachês de molho de tomate pronto, 1 copo de água e  temperos, que pela foto eu pude identificar cebola, pimenta dedo de moça, tomilho, orégano, mostarda, azeite e sal.  Cozinhou a massa e fez o molho separado, agora não me pergunte a sequencia dos ingredientes para o molho, que eu não sei e ele já esta dormindo. rs...


      
       João, muito obrigada, pela sua dedicação e carinho. Nós te amamos muiiito!!! E obrigada pela jantinha gostosa de hoje!!

   
         

Comentários Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...